O uso de cannabis medicinal na odontologia

A cannabis medicinal é um tópico que tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos, principalmente em relação aos seus potenciais benefícios terapêuticos. E o uso de cannabis medicinal na odontologia também tem sido um tema muito discutido no Brasil.

Afinal, dentistas podem prescrever o uso dessa substância para seus pacientes? Quais são as possíveis utilizações da cannabis medicinal na odontologia? Qual é a legislação atual acerca desse assunto?

Se você é dentista e quer saber mais sobre esse tema, continue lendo este post.

O que é a cannabis medicinal?

A cannabis medicinal nada mais é do que uma forma de utilização da planta Cannabis Sativa ou Cannabis, indicada para fins terapêuticos e medicinais. 

A planta contém em sua composição químicos conhecidos como canabinoides, que possuem propriedades farmacológicas e podem interagir com o sistema endocanabinoide do corpo humano, que atua na regulação e equilíbrio de vários processos fisiológicos.

Dois dos canabinoides mais estudados são o tetra-hidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD). 

O THC é responsável pelos efeitos psicoativos da cannabis, ou seja, que atuam diretamente no sistema nervoso central, enquanto o CBD não produz efeitos psicoativos significativos. Além desses, existem vários outros canabinoides presentes na planta que também podem ter propriedades terapêuticas.

Como a cannabis medicinal é usada na medicina?

cannabis medicinal na odontologia

A cannabis medicinal é usada para tratar uma variedade de condições médicas. Entre as mais comuns estão:

  • Dor crônica;
  • Náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia;
  • Perda de apetite em pacientes com HIV/AIDS;
  • Epilepsia;
  • Transtornos do sono ;
  • Condições psiquiátricas, como ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).

Os produtos à base de cannabis medicinal podem ser encontrados em diferentes formas, incluindo extratos, óleos, cápsulas, sprays, cremes tópicos e até mesmo formas inaláveis, como vaporizadores. 

A dosagem e a forma de administração podem variar dependendo da condição a ser tratada e das necessidades individuais do paciente.

Legislação acerca do uso de cannabis medicinal na odontologia

O Dr. Evaristo Volpato, Tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em entrevista ao portal Viva Bem, do UOL, em 2022, disse que a cannabis pode ser utilizada na odontologia, desde que o profissional conheça o medicamento e saiba trabalhar com ele.

Em entrevista ao Portal Sechat, o Dr. Voltpato reconheceu o potencial do uso da cannabis medicinal na odontologia e reforçou o posicionamento do Conselho a respeito da utilização dessa substância nas patologias odontológicas:

“A gente entende que a busca por novas terapias e por novos medicamentos deve ser uma constante na profissão de saúde. E essa busca deve ser feita sempre com bastante responsabilidade e embasamento científico. No nosso entender – aqui eu falo em nome do Conselho Federal de Odontologia e do presidente, Dr. Juliano do Vale – a partir do momento em que a medicação tem uma indicação para a odontologia, e tem um embasamento científico, é muito interessante que o profissional conheça e faça uso dessa medicação. Sempre levando em consideração esses dois pontos que são fundamentais: o embasamento científico e a indicação dentro da área de atuação.”

Dr. Evaristo Volpato, tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia, em entrevista ao Portal Sechat

No Brasil, não existe uma regulamentação específica do uso de cannabis medicinal na odontologia. Desde a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso de medicamentos a base de cannabis no Brasil, as regulamentações para médicos e dentistas têm sido as mesmas.

Em 2022, a Anvisa adicionou o campo CRO, de número de registro profissional do dentista, nos formulários de pedidos de importação de cannabis medicinal, conforme a Resolução 660 de 30 de março de 2022, que define os “critérios e os procedimentos para a importação de Produto derivado de Cannabis, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde”.

Resoluções importantes para entender melhor sobre o assunto:

Quais as possíveis utilizações da cannabis medicinal na odontologia?

cannabis medicinal na odontologia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide (SBOCAN), a cannabis pode ser utilizada de diversas formas na odontologia. Segundo o site da organização, o uso dessas substâncias é uma caminho “mais eficaz e natural de tratar patologias que estão presentes em nossa rotina clínica”.

A cannabis medicinal pode ser utilizada em casos de bruxismo, dores pós-procedimentos, como extrações, doença periodontal, na modulação de sedação de pacientes em tratamentos mais invasivos, como restaurações, implantes e afins. 

Estudos indicam também que a cannabis pode ajudar a reduzir inflamações, pois possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser útil no tratamento de condições inflamatórias da cavidade oral, como gengivite ou estomatite.

A cannabis também pode ser utilizada no controle bacteriano, na periodontite, em casos de disfunção da articulação temporomandibular (DTM), entre outras aplicações.

Leia mais em: Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: saiba mais sobre essa área da odontologia

Por fim, 

Esperamos que esse conteúdo tenha sanado as suas principais dúvidas acerca do uso de cannanbis medicinal na odontologia. Vale ressaltar que estudos continuam sendo realizados e a legislação brasileira continua sendo atualizada conforme novas descobertas sobre os benefícios da cannabis medicinal.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos e colegas de profissão.

Te esperamos no nosso próximo post!

Agradecemos a sua leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

    1. Olá, Dra. Valkyria! Tudo bem?

      Apesar de poucos, existem sim cursos específicos para Odontologia Canabinoide. Um deles está inclusive com as inscrições abertas na São Leopoldo Mandic, e você pode ver mais informações clicando aqui.

      Continue acompanhando nosso blog!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *