Fidelização de pacientes em consultórios de odontologia: primeiros passos!

Fidelização de pacientes em consultórios de odontologia: primeiros passos!

Fidelizar um paciente não é tarefa fácil, principalmente em nosso segmento.

Porém, muito além de prospectar, ter os clientes fiéis é essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico a longo prazo.

Isso porque a fidelização é a garantia de que seus pacientes voltarão para serem atendidos, gerando fluxo de atendimentos, agenda sempre cheia e movimentação de caixa, por consequência.

Além disso, clientes fidelizados costumam indicar seus serviços para amigos e familiares, e isso é benéfico para você.

Uma fidelização de pacientes pode aumentar até 50% seu faturamento. Mas como ela começa?

A fidelização inicia com sua estratégia de marketing e com um bom relacionamento com o cliente.

Ela só acontece quando seu paciente se sente realmente confortável em seu ambiente e seguro com seu atendimento. Por isso o profissionalismo é tão importante aqui.

Trouxemos aqui várias dicas que você pode colocar em prática em seu consultório odontológico para fidelizar seus pacientes. Elas vão te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio com mais pacientes todos os dias.

Vamos lá?

Muito antes do seu cliente chegar até você

A experiência do seu cliente começa no momento em que ele entra em contato com sua clínica.

Como é seu atendimento? Via redes sociais, telefone, e-mail: em todas as ferramentas seu cliente é atendido rapidamente, com eficiência?

Como comentamos, a fidelização começa junto com sua estratégia de marketing digital. Quando planejar suas ações, seja no meio digital ou não, tenha também estruturado sua forma de atendimento.

Aposte também em ótimos equipamentos.

Telefone bom, boa conexão com internet, bom treinamento para sua secretária ou auxiliar.

Tudo isso para seu atendimento ser bem feito e seu cliente ser bem recebido, muito antes de entrar em sua clínica.

Tenha um ambiente aconchegante

Sua sala de espera, assim como seu consultório, devem ser aconchegantes.

Isso garante que seu paciente se sinta bem nos diversos ambientes que compõem seu consultório.

Tenha cadeiras e poltronas confortáveis. Se aproprie de cores que constroem um ambiente tranquilo e amigável.

Tenha livros ou revistas dispostas para quem está na sala de espera.

Dentro do seu consultório, mantenha tudo organizado.

Músicas também são bem vindas. Vale optar por trilhas calmas, até mesmo instrumentais.

Tenha cuidado com o volume da música, não deve ser nem muito alto, nem muito baixo, a ponto de se tornar um ruído incomodativo.

Tenha uma agenda flexível

Agendas lotadas trazem pontos positivos e negativos. Para tanto, equilíbrio é essencial neste quesito.

Sua secretária é ponto chave nesse processo.

Ela deve ser bastante atenciosa ao atender um paciente que quer marcar uma consulta.

Ouvir o paciente é essencial, assim como ter uma lista de pacientes em espera.

Saber administrar a agenda para que as urgências sejam atendidas sem deixar o paciente com meses de espera é fundamental.

Faça o possível para atender a necessidade de todos de acordo com a disponibilidade deles.

Sempre que surgir um horário vago me sua agenda, contate um dos pacientes na lista de espera.

Isso mostra que você realmente se importa com seus pacientes.

Uma agenda online pode ser a solução aqui, uma vez que ela traz diversas vantagens. A principal delas, é organização.

Tenha um atendimento exclusivo

Seu atendimento além de muito atencioso, deve ser exclusivo. Como fazer isso?

Atenda seu paciente com profissionalismo, e ao mesmo tempo, como se ele fosse de casa.

A máxima do “mi casa, su casa” vale aqui.

O equilíbrio destes dois aspectos vai garantir que seu atendimento apresente um diferencial.

Consulta inesquecível

O caminho da fidelização inicia no atendimento, seja ela pelo telefone, ou diretamente dentro da clínica.

Sua recepção conta muito aqui, mas o dentista também. Seu atendimento é a chave mestra da fidelização.

No momento do atendimento, tanto o dentista quando a secretária devem ser cordiais.

Explique tudo da forma mais simples possível, sempre de maneira atenciosa.

Chame seu paciente pelo nome, seja cuidadoso com os procedimentos e, se precisar explicar algo para seu cliente, faça isso de forma compreensível.

Atenção no atendimento é algo que parece básico, mas muitas vezes é o que os clientes mais sentem falta durante suas consultas.

Seu cliente precisa voltar? Deixe claro para ele os benefícios de já agendar as próximas consultar e finalizar todo o tratamento.

Caso você procure vender algum serviço extra ou plano, aproveite essa conversa para oferecer esses benefícios para seus pacientes.

Explore as automações

O universo digital surgiu e se tornou a principal ferramenta para se relacionar com seu cliente.

Ele permite uma interação e um relacionamento mais duradouro, sem muita dificuldade.  

Ter páginas nas redes sociais, com conteúdo ativo, é o primeiro passo. O segundo passo é interagir.

Portanto, responda os comentários, curta e compartilhe postagens em que você foi marcado.

Sua presença online irá destacar sua marca.

O terceiro passo é ter um chat aberto com as pessoas.

O propósito é garantir que o contato aconteça de maneira rápida.

Além de estar presente no meio digital, conte com as automações para melhorar o seu dia a dia.

Utilize SMS para conversar com ele, mandando mensagens de felicitação pelo aniversário, fim de ano ou com lembretes, por exemplo.

O uso de SMS para confirmação de presença nas consultas diminui, e muito, as faltas e falhas na agenda.

O e-mail é outra ferramenta poderosa. Use e abuse dele para mandar conteúdos relevantes para seu público, bem como mensagens em datas especiais ou avisos gerais, como férias.

O relacionamento com o cliente também depende do médico requisitar uma  reconsulta, lembrar dos exames, mandar alguma mensagem.

O SMS e e-mail são duas formas simples de manter esse relacionamento sempre ativo.

A fidelização do paciente se inicia exatamente neste bom relacionamento.

Utilize um software de gestão

Como falado anteriormente, é muito importante um atendimento inesquecível para oferecer a melhor experiência, não é mesmo?

Mas para que isso seja possível, é interessante contar com ferramentas que lhe auxiliem em todo o processo.

Um software de gestão torna sua gestão muito mais ágil e facilita muitas funções além do atendimento. Como por exemplo:

Controle financeiro

A organização do setor financeiro é fundamental para que seu consultório continue funcionando.

Com um sistema automatizado você tem mais segurança do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, comissionamentos, entre outros detalhes.

A partir de relatórios financeiros você consegue definir a causa dos problemas e evitar futuros problemas

Controle da agenda

Um software integra todas as informações e com a agenda não é diferente.

Além de eliminar toda aquela papelada de agenda convencionais, fica muito mais fácil organizar e gerir sua agenda, além de reduzir as faltas.

Automação de marketing

Enviar SMS e e-mail aos pacientes é uma poderosa estratégia que pode ser feita diretamente do seu software de gestão.

Além de ser simples e rápido, é perfeito para diminuir as faltas, melhorar a rotatividade, diminuir o número de ligações, aumentar a satisfação do pacientes e captar novos pacientes.

Em um software como o Dental Office você encontra isso.

Com ele é possível gerenciar seu consultório a qualquer hora e em qualquer lugar: o sistema é 100% online.

Esses são algumas das funções que você pode utilizar para otimizar sua gestão.

Se você está a procura de soluções para tornar mais produtiva e ágil a gestão do seu consultório, um software odontológico é perfeito!

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