SMS na comunicação do consultório odontológico

SMS na comunicação do consultório odontológico

Um dos maiores desafios de consultórios e clínicas odontológica é ter uma comunicação saudável  com todos os pacientes. Como você já sabe não adianta em nada ter várias estratégias de captação, enquanto não haver relacionamento direto e efetivo.

O desafio da comunicação assertiva é manter relacionamento com o paciente, mesmos este não estando em consulta. Lembrando ao paciente que clínica ou consultório existe e se preocupa com ele.

E claro, manter uma comunicação sadia não é tarefa fácil e nem existe fórmulas mágicas. Porém, a tecnologia pode ajudar o seu consultório a descomplicar essa tarefa com o envio de mensagens instantâneas nos smartphones dos pacientes.

Além de diminuir as faltas, com SMS você melhora a rotatividade de pacientes da clínica, diminui o congestionamento de ligações e aumenta a satisfação dos pacientes.

Continue lendo esse artigo e descubra como otimizar a comunicação da clínica através de SMS.

 

A comunicação por SMS tem que ser objetiva e direta, não adianta escrever textos longos que o paciente não irá interagir com a mensagem.

Você sabe o significado da sigla SMS? Em inglês: Short Message Service que traduzido significa Serviço de Mensagens Curtas.

Ou seja, são mensagens objetivas e por este motivo é importante definir uma padronização de envio, isto é, definir a utilidade da mensagem.  

Separamos, a seguir, as principais utilidades de SMS que sua clínica pode adotar na comunicação.

Obs: um software odontológico poderá ajudar nos envios de SMS. Não será viável realizar o envio em massa sem ter antes um sistema de gerenciamento que enviei SMS.

 

  • Lembrete: confirmar consulta:

O cancelamento das consultas é tratado como um variável incontrolável por muitos dentistas, o que não é verdade, pois uma alta taxa de cancelamento de consultas é caso de investigação e ação. Às vezes, pode ser um erro de comunicação, mas, inevitavelmente, a recepcionista é acionado para confirmar a consulta ou saber o motivo pelo qual o paciente não compareceu.

E como você já sabe, fazer ligações pode acarretar muito tempo, dinheiro e stress. Por isso, o envio de SMS é tão importante na estratégia de comunicação da clínica ou consultório, porque em muitos dos casos o paciente pode simplesmente esquecer da consulta. E já é comprovado, que mesmo a taxa de resposta não sendo grande neste tipo de comunicação, o lembrete é eficiente: diminui as faltas das consultas.       

Veja abaixo um modelo de SMS que você pode utilizar para confirmar as consultas dos pacientes:

André, você tem consulta com Dra. Sandra, dia 13/10 às 13:30h. Confirma? Responda gratuitamente 1 p/ SIM ou 0 p/ NÃO.

 

  • Lembrete: retorno do tratamento:

Com certeza, o envio de SMS irá otimizar o trabalho de comunicação da clínica ou consultório odontológico que adote a estratégia. Além de diminuir as faltas das consultas, nessa mesma perspectiva você dentista consegue melhorar a rotatividade e a agenda da clínica, enviando o dia do retorno de tratamento.

Assim, o paciente fica ciente do dia em que ele deve retornar à clínica, para continuidade do tratamento e caso, ocorram imprevistos, o tratamento poderá ser adiado, adequando-se à agenda da clínica.

Veja abaixo um modelo de SMS que você pode utilizar para confirmar ou remarcar o retorno do tratamento:

André você tem retorno marcado com seu dentista. Por favor entre em contato, através do telefone: (11) 11111-1111.

 

  • Captar pacientes:

A utilização de SMS cresceu muito no Brasil, praticamente temos mais celulares do que pessoas vivendo no país. Em agosto de 2018 foram registrados pela Anatel 234,4 milhões de celulares é uma densidade de 111,96 celulares a cada 100 habitantes. Além disso, o equipamento é o mais utilizado no mundo e por esse motivo a sua clínica ou consultório odontológico não pode ficar de fora da estratégia de atrair novos pacientes por meio do SMS.

Antes de tudo você precisa ter em mãos um banco de contato de possíveis pacientes que ainda não utilizam nenhum serviço da clínica. Banco de contato de possíveis pacientes? Não tem ideia o que é isso? É uma estratégia digital que você utiliza para captar contatos, que possivelmente poderá adquirir alguns dos seus serviços. Saiba mais em como captar novos pacientes.

Depois de ter conseguido o banco de contatos, você precisa definir estratégias de marketing, como divulgação a clínica ou consultório odontológico (institucional), oferecendo os tratamentos e convidando o lead (possível cliente) a uma consulta.

Divulgação institucional:

Olá André, somos a Clínica [nome da clínica]. Estamos perto de você, oferecendo sorrisos há 15 anos na cidade de [ Mauá ]. Saiba mais. [endereço do site].

Captar novos pacientes é uma tarefa difícil, por isso, antes de tudo, planeje-se. E lembre-se que o blog Dental Office sempre estará disponível como material de consulta.

 

  • Parabenizar os pacientes:

A comunicação com o paciente, via SMS, tem que ser simples, objetiva e natural. Não precisa complicar com palavras difíceis. Aniversários, são as melhores oportunidades para divulgar o consultório de maneira simples e objetiva. A promoção será realizada implicitamente, de modo que a mensagem principal do anuncio não é a clínica, mas sim do receptor, o paciente. Dessa forma, você estará lembrando ao paciente que o consultório se importa com ele, assim, abre-se um espaço na memória dele, sobre a clínica.

Veja abaixo um modelo de SMS que você pode utilizar para dar os parabéns ao seu paciente:

Feliz aniversário Lucas! A clínica [nome da clínica] deseja muitos anos de vida e um sorriso esplendoroso a cada dia.

 

Conclusão:

Você notou o quanto é importante aderir outras formas de relacionamento com paciente? Já que este está se adaptando e migrando para outras tecnologias da informação, por isso, fique atento na tendência do novo modelo de paciente, o que chamamos de paciente digital.

O envio de SMS é uma poderosa ferramenta para diminuir as faltas, melhorar a rotatividade, diminuir o número de ligações feitas diariamente, aumentar a satisfação dos pacientes e com uma boa estratégia de marketing, captar novos pacientes.  E além disso, a utilização de SMS no consultório ou clínica odontológica, é muito rentável porque possui: baixíssimo custo, amplo potencial de alcance, é compatível com qualquer telefone celular, ampla taxa de leitura e na automação de envios.

No Brasil, são mais de 234,4 milhões de celulares. Sem dúvidas seu paciente tem e utiliza o aparelho telefônico. Por isso, que a comunicação do consultório tem que estar integrada a tecnologia da informação, especificamente nos envios de SMS.

 

Gostou desse artigo?

Então, não deixe de compartilhar com sua equipe!

 

Agradecemos a leitura!