Saiba quais são os direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Saiba quais são os direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Um consultório ou clínica odontológica que se atenta às necessidades dos pacientes, sai na frente da concorrência, além de prevenir futuras complicações conhecer os direitos dos pacientes proporcionará segurança para o desenvolvimento da clínica ou consultório odontológico.

Esse cuidado necessita ser praticado por todos os colaboradores da clínica ou consultório. Por isso é fundamental, depois de aprender sobre todos os direitos, compartilhar esse conteúdo com sua equipe

Nesse artigo, você aprenderá sobre os principais direitos dos pacientes, sempre que esquecê-los poderá consultar aqui novamente. Todos os direitos mencionados constam no Código de Defesa do Consumidor específico pelo Conselho Federal de Odontologia.

Atendimento

Quando se fala em direitos dos pacientes o atendimento sempre estará destacado, pois é nessa etapa do envolvimento do paciente com consultório ou clínica que ocorrem alguns excessos por parte de recepcionistas e pacientes. Por isso que é essencial que os profissionais deem um atendimento humanizado e digno.

Veja os principais:

  • No atendimento o paciente não pode ser identificado pela características da doença, nem de maneira preconceituosa ou mesmo por números e códigos. Deve sempre ser identificado pelo nome e sobrenome;
  • No momento do atendimento o consultório tem que estar capacitado para recebê-lo de maneira a assegurar conforto e bem estar, atentando-se a infraestrutura do consultório para manter os básicos: banheiro, iluminação, água, cadeiras de repouso, etc;
  • Todos os colaboradores necessitam estar identificados pelo nome completo e cargo;
  • Toda pessoa tem direito de marcar, desmarcar e remarcar uma consulta independentemente dos acasos;
  • O tempo de espera não poderá ultrapassar mais de 30 minutos em sala de espera.

Consulta e Tratamento

Os direitos não se limitam apenas no atendimento entre paciente e recepção, mas o momento da consulta e do tratamento também são muito importantes. O dentista precisa atentar-se a esses fatores que destacamos a seguir:

  • As ferramentas utilizadas nos procedimentos devem ser descartáveis ou passado por esterilização. Neste momento a higiene odontológica deve estar impecável.  
  • Comunicação clara: o paciente deve receber explicação sucinta sobre como o dentista fará o tratamento, essa etapa é abordada no momento da consulta.
  • Qualquer tipo de risco no tratamento deve ser mencionado pelo dentista e se os benefícios do tratamento é proporcional aos riscos.
  • Documentos legíveis: o diagnóstico e tratamentos devem ser escritos de forma que o paciente entenda-os com a assinatura do dentista e número do CRO.
  • Nenhum procedimento estético a mais pode ser realizado sem prévia aprovação do paciente por escrito.
  • Acompanhantes: o paciente tem direito de acompanhantes durante a consulta, só não é permitido durante os procedimentos.
  • Proteção da vida do paciente: se comprometer com a saúde vital do paciente em todo o processo de tratamento clínico.

Pós-atendimento

Ao final desses processos (Atendimento, Consulta e Tratamento) o paciente tem direito de verificar o prontuário realizado pela clínica ou consultório odontológico. Devem constar todos os procedimentos realizados.

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Enfim

Como destacamos, o atendimento tem um grande peso nos direitos dos pacientes, por isso é necessário o treinamento e a qualificação, especificamente, para os profissionais que lidam diretamente com o paciente. Além das condições físicas terem o básico que atenda as necessidades humanas.

O descumprimento de qualquer um desses direitos implicará em penas judiciais, além de afetar na imagem da clínica ou consultório odontológico.

 

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Agradecemos a leitura!