Como melhorar a organização da sua clínica ou consultório?

Organização é uma questão primordial para que uma clínica ou consultório odontológico consiga prosperar, crescer e atender os pacientes com excelência.

Sabemos que a burocracia e o excesso de papéis que envolvem a gestão de uma clínica, podem dificultar a atuação e organização da atividades e prejudicar os atendimentos.

Assim sendo, seja para um novo consultório ou uma clínica que está em plena atividade há algum tempo, a melhor forma de melhorar os resultados e elevar a performance da empresa é a organização e gestão eficiente dos recursos.

Os ambientes de negócios precisam ser organizados, caso contrário a chances de perder o controle e colocar em risco a saúde financeira da empresa.

É comum que os dentistas quando encaram o desafio de desenvolver seu próprio negócio, não dimensionem corretamente os custos e o tempo necessário para a gestão do negócio.

Pois além dos atendimentos clínicos, é importante desenvolver um bom ambiente de atendimento aos pacientes, organizar processos e documentos, controlar fluxo de caixa com lançamentos de receitas e despesas, e muitas outras atividades administrativas que requer tempo.

Mas calma, nós do Blog do Dental Office iremos auxiliar você para melhorar a gestão da sua clínica ou consultório odontológico.

E para isso listamos cinco dicas que podem ser aplicadas no seu negócio para melhorar a organização e permitirá melhorar a qualidade dos serviços prestados e dos resultados financeiros.

1. Cuide da aparência da sua clínica ou consultório

É de extrema importância prestar atenção ao local onde você está atendendo, pois quando um paciente lhe procura ele deseja receber um atendimento profissional e qualificado

Mas também espera encontrar um local adequado e bem organizado seja na recepção, sala de espera ou dentro do consultório.

Por isso, é fundamental que o ambiente seja bem limpo, agradável e confortável.

Muitos dentistas donos do próprio consultório pensam que para organizar um ambiente é preciso investir muito dinheiro, e isso não é verdade.

Não é preciso comprar móveis caros ou fazer uma decoração sofisticada, pois para o paciente o importante é que ele se sinta a vontade, com o mínimo de conforto, com uma sala bem arejada, mesa organizada, poltronas e uma sala com equipamentos necessários para o atendimento.

Um ponto que merece muita atenção é a limpeza do ambiente, pois qualquer sinal de sujeira ou falta de higiene pode comprometer a percepção do paciente e causar sensação de insatisfação.

2. Treine e qualifique os seus colaboradores

Se você possui uma equipe de colaboradores em sua clínica ou consultório, a primeira coisa que precisa saber é que todos os integrantes da equipe devem ser treinados para desempenharem seus papéis dentro da empresa com eficiência e resultados.

É importante criar um planejamento e definir ações de cada um e incentivar a busca constante por capacitação e qualificação.

Os pequenos consultórios em que há o dentista e a secretária apenas, também é fundamental a definição das ações de cada profissional, dessa forma a dupla trabalha em equilíbrio sabendo onde cada um atua.

3. Organize e controle o financeiro do seu negócio

Para o sucesso de um consultório ou clínica própria, mais do que atender os pacientes corretamente é primordial controlar o orçamento e o fluxo financeiro do negócio.

É preciso entender que para manter o consultório em plena atividade, um dos requisitos é o faturamento que ele obtém dos atendimentos.

Por isso manter atenção para esse setor é muito importante.


Para lhe ajudar, existem algumas ferramentas disponíveis de forma online que contribui para a gestão financeira da sua clínica ou consultório odontológico, por exemplo, o Dental Office.

O Dental Office Cloud é um software completo de gerenciamento, ele possui interface financeira em que é possível lançar os orçamentos, pagamentos, analisar fluxo de caixa, obter relatórios gerenciais e muito mais.

Faça um teste gratuito, clique aqui.

4. Adote um sistema de gerenciamento online

Ter como aliado um sistema de gestão completo vai garantir à sua clínica ou consultório mais agilidade nos atendimentos e processos administrativos e burocráticos.

Além disso, um software de gestão você promoverá a proximidade com o paciente, mesmo ele estando longe por meio das ferramentas de marketing (SMS, e-mail marketing e mala direta).


Com a rotina corrida de um dentista e muitas vezes exaustivo, onde é preciso registrar pacientes, tratamentos, orçamentos e obter relatórios gerenciais, um sistema pode facilitar a vida, melhorar a organização e proporcionar melhor qualidade de vida.

Se você procura por um sistema simples, completo e fácil de usar, conheça o Dental Office, software 100% online que pode facilitar muito o processo de organização de sua clínica ou consultório odontológico e otimizar o tempo.

5. Mantenha um bom relacionamento com seus pacientes

O paciente é a “peça” indispensável em seu negócio, às necessidades dele devem vir em primeiro lugar.

Portanto, é muito importante manter com o seu cliente e paciente um bom relacionamento.

Atualmente muito se fala muito em um conceito e que é muito importante: humanizar o atendimento ao cliente.

Enquanto há tempo atrás o objetivo era atender e pronto, agora há esse novo modelo de atendimento.

O profissional precisa e deve estar ao lado do seu cliente em todos os momentos, para que o mesmo se sinta seguro e possa se tornar um cliente fidelizado.

É importante ressaltar que a fidelização de um cliente deve ser preocupação de todas as áreas e profissionais da clínica ou consultório.

Pois, como o trabalho tem foco total em pessoas, elas são imprescindíveis.

Tenha sempre em mente que fidelizar um cliente e paciente é muito mais fácil e barato do que adquirir um novo.

Além disso, sempre o coloque em primeiro lugar, dessa forma ele também colocará sua clínica ou consultório em primeiro lugar !

E você, como faz a organização da sua clínica ou consultório odontológico? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *