Meios de pagamentos para clínicas e consultórios odontológico

Meios de pagamentos para clínicas e consultórios odontológico

Existem diversos meios de pagamentos que você pode utilizar na clínica ou consultório odontológico, mas o mais importante é conhecer e entender cada meio para evitar confusões e possíveis problemas. As formas de pagamento varia de paciente para paciente e por isso é essencial que a clínica ou consultório odontológico tenha todas as formas de pagamento para não perder nenhum paciente.

Abaixo você saberá tudo sobre os possíveis meios de pagamentos na odontologia:

Dinheiro em espécie

O pagamento em dinheiro em espécie está diminuindo por conta da insegurança pública e por novas formas de pagamento que suprem as necessidades. Embora, esse meio de pagamento ainda é utilizado por muitos pacientes, principalmente os de classes baixas. A probabilidade é de que esse meio de pagamento diminua mais ainda.

Caso sua clínica ou consultório aceita dinheiro vivo, é importante conferir a veracidade da nota, para não cair em ciladas de notas falsificadas (contudo não confira isso na frente do paciente, porque poderá constrangê-lo).

Cheque

Esse meio de pagamento ainda é muito perigoso para quem está com problemas de inadimplência com os pacientes. Segundo o site Investimento e Notícias o número de inadimplentes com cheques sem fundo vem crescendo exponencialmente no Brasil. Muitos utilizam-se desse meios de pagamento por conta das dívidas, é por isso, que a clínica ou consultório tem que estar sensibilizada com as necessidades atuais dos pacientes. A vantagem é que o paciente poderá parcelar altos valores nos planos de tratamentos.

Caso o paciente diga que fará pagamento via cheque, não deixe de aplicar a política de análise de crédito pelo Check Express. Se você vem enfrentando crises de inadimplência com os pacientes, não deixe de consultar o artigo especial que elaboramos com 10 dicas para reduzir a inadimplência do consultório ou clínica odontológica.

Cartão de crédito ou débito

O cartão é o meio de pagamento mais utilizado por pacientes em planos de tratamentos, e não somente na odontologia, no mercado em geral. Além de ser a mais utilizada, também é o meio mais seguro para pagamentos parcelados.

As vantagens são:

  • Garantir o valor total do pagamento;
  • Reduzir a inadimplência;
  • Melhorar agilidade nos pagamentos.

Caso você possua um sistema de gerenciamento odontológico é importante que ele tenha a funcionalidade de integração com maquininha de cartão para agilizar o gerenciamento financeiro e gerir todos os pacientes em dia e os inadimplentes.

Boleto

Boleto bancário é segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, tem vantagens que atendem qualquer pessoa, pois não precisa ter conta em banco e nem cartão, além de ser um opção barata para quem emite. O pagamento pelo paciente pode ser feitos em lotéricas, caixa eletrônico, correios ou aplicativos de bancos.

Para que a clínica ou consultório odontológico emita boleto é preciso ter uma conta corrente aberta em banco e ter carteira de cobrança vinculada a esse banco. O que se torna muito burocrático, a solução ideal é ter uma intermediadora de emissão, como a ASAAS, que além de ajudar na emissão auxilia com integração no melhor software odontológico de clínicas e consultórios, o Dental Office.

Enfim

Antes de tudo é essencial adquirir um sistema odontológico que conte com gerenciamento financeiro, assim você consegue segmentar quais pacientes estão em dia e os que estão devendo, reduzindo a inadimplência. Além disso, o sistema tem que ter integração com as principais formas de pagamento como, cartão de crédito e débito, boleto bancário e dinheiro em espécie. Ter todas essas formas de pagamentos assegurará os pacientes que só podem pagar por uma dessas formas.  

 

Gostou desse post blog? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe

Agradecemos a leitura!