Instagram para dentistas em 2024: como usar o marketing odontológico a seu favor 

As redes sociais não servem apenas para entretenimento, mas também podem ser aliadas no marketing digital de clínicas odontológicas. Afinal, utilizar  as estratégias no Instagram para dentistas promove bons resultados e atrai mais pacientes.

O Instagram é uma das plataformas que mais cresce no mundo e auxilia os profissionais com diversos recursos que podem ser explorados para aumentar a divulgação do trabalho.

Por meio dessa rede social é possível utilizar ferramentas que permitam um contato mais próximo com os potenciais clientes.

Logo, é muito importante conhecer o seu público-alvo, pois você terá uma forma de comunicação acessível nas mãos que permite promover um conteúdo de qualidade sobre odontologia para os pacientes.

Dessa forma, você garante que o potencial da rede seja explorado ao máximo, planejando com cuidado as estratégias, de acordo com os objetivos e particularidades do seu consultório.

Quer saber como utilizar o Instagram para dentistas para obter mais lucro?

Continue a leitura!

Por onde iniciar o Instagram para dentistas?
Qual a importância do Instagram para dentistas?
Quais são as regras do CRO referentes ao Instagram para dentistas?
Quais as melhores estratégias para atrair clientes com o Instagram para dentistas?

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Por onde iniciar o Instagram para dentistas?

Primeiro, você precisa criar um perfil comercial para ter acesso a métricas, análises e informações quanto a postagens feitas na rede social. Afinal, é dessa forma que você avalia se é preciso, ou não, alterar as ações de marketing.

Ao criar uma conta no Instagram, inicialmente, você cria um perfil pessoal que concede acesso às funcionalidades básicas da plataforma. 

Contudo, ao optar por um perfil profissional, você desfrutará de recursos que impulsionam atividades comerciais e resultam em desempenho aprimorado.

Dessa forma, após configurar sua conta pessoal, siga as etapas a seguir:

  1. Acesse o seu perfil pessoal e clique no ícone de engrenagem.
  2. Role a tela até encontrar a opção “alternar para o perfil comercial”.
  3. Clique nesta funcionalidade.
  4. Vincule sua conta do Instagram à página profissional do Facebook.
  5. Preencha as informações solicitadas.

Vale ressaltar que a criação de um perfil no Facebook é obrigatória para a criação de uma conta profissional no Instagram.

Ao seguir essas orientações, você terá um perfil otimizado para compartilhar conteúdos envolventes com seus pacientes, destacando os serviços oferecidos pela sua clínica odontológica e capturando a atenção de seu público-alvo.

Leia também: Coworking Odontológico: você sabe o que é? – Dental Office

Qual a importância do Instagram para dentistas?

As redes sociais tornaram-se parte do cotidiano de seus pacientes. Portanto, se você ainda não implementou estratégias de marketing que aproveitem plenamente esses recursos, está deixando de explorar oportunidades valiosas.

A relevância dessa abordagem está intrinsecamente ligada à capacidade de atrair e manter pacientes, possibilitando diálogos mais humanizados, educação direcionada ao público-alvo e o estabelecimento de vínculos mais estreitos. 

Leia também: Como criar personas para clínicas odontológicas? | Dental Office

Além disso, a disseminação de conteúdos pertinentes à odontologia para o seu público contribui para elevar o reconhecimento da sua clínica odontológica, promovendo o prestígio do seu nome.

Instagram para dentistas: como atrair mais pacientes | Dental Office

Quais são as regras do CRO referentes ao Instagram para dentistas?

Entretanto, existe uma preocupação quanto ao que pode ou não ser postado por dentistas nas redes sociais.

Assim, para que você não divulgue seus serviços de forma errônea, reunimos algumas informações para te ajudar a manter a comunicação em sua plataforma adequada à legislação.

Você pode ver mais sobre isso na área de códigos dentro do site do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Clique aqui para ver.

Então, entre algumas das principais ações que você deve fazer na divulgação de serviços odontológicos, estão:

  • Divulgar área de atuação e especialidade
  • Postar com nome, número de inscrição e nome da profissão, seja ele cirurgião-dentista ou clínico geral, graduado e pós-graduado.
  • Adicionar o número de inscrição do responsável técnico quando se tratar de pessoas jurídicas.
  • Apresentar logotipo

Já em relação ao que você não pode fazer, está:

  • Induzir o público a acreditar em técnicas, equipamentos e instalações sem comprovação científica;
  • Realizar consultas e diagnósticos de forma online;
  • Expor pacientes ou divulgar informações relacionadas à identificação sem autorização;
  • Divulgar serviços gratuitos, promoções, descontos, brindes e preços de procedimentos;
  • Postar antes e depois em redes sociais, sem autorização prévia do paciente.

Leia também: Marketing odontológico seguro e redes sociais: qual é o limite da divulgação de serviços e procedimentos? 

Instagram para dentistas: como atrair mais pacientes | Dental Office

Quais as melhores estratégias para atrair clientes com o Instagram para dentistas?

Embora seja uma ferramenta muito importante para o marketing odontológico, utilizar o Instagram não é tão simples quanto parece. 

Assim, para saber como atrair mais pacientes com o seu Instagram para dentistas, leia a seguir quais são as melhores estratégias que você pode utilizar.

Leia também: Como credenciar sua clínica odontológica a um convênio | Dental Office

Compreenda seu público-alvo e suas dores

Compreender realmente quem são as pessoas que podem se beneficiar dos serviços odontológicos é a chave para uma estratégia de marketing eficaz, sabia? 

É como conhecer cada detalhe sobre seus pacientes em potencial. Imagine você conversando com cada um deles, entendendo suas preocupações, seus medos em relação a tratamentos, e até as coisas que eles mais valorizam quando pensam em saúde bucal.

Você já parou para perceber como as redes sociais são um campo incrível para aprender mais sobre as experiências e expectativas das pessoas? 

Os comentários e feedbacks são como conversas sinceras que podem nos dizer muito sobre o que as pessoas querem e precisam.

Criar personas, personagens fictícios que representam diferentes grupos de pessoas, ajuda muito a visualizar melhor quem são essas pessoas que queremos alcançar.

Na hora de se comunicar, ajuste o tom da sua voz para se conectar de forma mais próxima e autêntica

Educar também é uma forma poderosa de construir confiança. Compartilhe informações sobre saúde bucal que empoderam as pessoas a tomar decisões mais informadas. 

No final das contas, quando você entende realmente quem é o seu público-alvo, consegue criar estratégias de marketing que não são apenas eficientes, mas que também fazem sentido para as pessoas, fortalecendo laços e construindo relações sólidas.

Leia também: Como identificar o público alvo de sua clínica odontológica

Elabora uma identidade visual para as publicações

Por ser uma rede social que chama atenção pelo visual, a criação de uma identidade visual pode contribuir muito para que a marca da sua clínica odontológica  seja reconhecida.

Então, é importante utilizar filtros, enquadramentos, cores e tipografias alinhadas com os objetivos e valores do seu consultório. Assim, você garante que o público certo vai ser visualmente atingido.

Agora, quanto ao conteúdo, pense em criar postagens visualmente atrativas. 

Que tal combinar imagens antes e depois para mostrar transformações surpreendentes? Essas imagens não apenas destacam resultados, mas também contam histórias de sucesso. 

E como você está lidando com saúde bucal, incorpore dicas e informações educativas em suas postagens, explicando de forma simples procedimentos odontológicos e promovendo a prevenção.

Instagram para dentistas: como atrair mais pacientes | Dental Office

Crie um calendário de conteúdos e garanta frequência nas postagens

Após planejar como você quer ser visto e por quem, é o momento de criar um calendário de conteúdos com uma frequência agradável para o seu público-alvo.

Por meio de pesquisas, você consegue entender quais são os dias e horários em que seus potenciais clientes mais frequentam a rede social.

Assim, você promove maior visualização da marca para quem realmente importa. Além disso, você também pode se inspirar em outros perfis de Instagram para dentistas que já existam para planejar seu conteúdo.

Acompanhe as métricas do seu perfil na rede social

Você lembra quando comentamos sobre a importância de alterar o seu perfil pessoal para profissional? 

Por meio dos insights gerados pelo perfil comercial, você consegue verificar dados demográficos do seu público, assim como os melhores horários para realizar as postagens.

Além disso, você consegue entender quem é o seu público, onde ele mora, faixa etária e também interesses.

Isso é essencial para que você crie conteúdos de forma cada vez mais assertiva e se comunique com excelência com o seu público. 

Por isso, faça esse processo de acompanhamento de métricas uma rotina no seu negócio, pois te ajudará muito a conquistar novos seguidores e fidelizar os que já estão na sua página.

Instagram para dentistas: como atrair mais pacientes | Dental Office

Aprenda a utilizar todas as ferramentas do Instagram

Os vídeos e os stories fazem parte dos recursos disponíveis para que você ganhe cada vez mais espaço nas redes sociais. Então, se você deseja captar mais pacientes, utilize essas ferramentas.

Por meio desses formatos dinâmicos, você chega de forma divertida e criativa para os seus potenciais pacientes e isso permite uma interação em tempo real essencial para a fidelização.

Outra estratégia essencial são os reels. Ultimamente, o Instagram tem priorizado postagens em vídeo. 

Além de ser uma ótima forma de se comunicar, você consegue alimentar o seu Instagram dentro do que é esperado pelo algoritmo da plataforma.

Leia também: Reels para dentista: ideias de posts para incrementar sua estratégia digital

Utilize hashtags no Instagram para dentistas

Se você já conhece o Instagram, provavelmente já ouviu falar sobre as hashtags. Elas desempenham um papel vital na categorização do seu conteúdo e podem ser disfarçadas nas legendas e comentários dos seus posts.

Porém, é preciso escolher de forma estratégica para que elas sejam compatíveis com o conteúdo que você está publicando e também com os valores da clínica odontológica.

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Mantenha o perfil atualizado e interaja com os seguidores

Primeiro, a interação com seus seguidores é essencial, seja respondendo perguntas, comentários ou mensagens. Tudo isso contribui para maior engajamento e visibilidade do seu perfil.

Por outro lado, não basta seguir todas as dicas de marketing digital que você leu até agora, se for manter o perfil desatualizado ou abandonado.

Além de manter a interação, é fundamental seguir as dicas de marketing digital e manter um perfil atualizado. 

Programar postagens com consistência visual e temática, garantindo criatividade e diversidade, ajuda a manter o perfil atrativo. 

A qualidade do conteúdo, visualmente atraente e relevante, é crucial. Equilibrar interação ativa e produção consistente de conteúdo estabelece uma presença sólida no Instagram, construindo uma comunidade engajada e reforçando a credibilidade do consultório odontológico nas redes sociais. 

Por fim…

Sabemos como a rotina do dentista é corrida e nem sempre sobra tempo para planejar, gravar vídeos e interagir com potenciais pacientes nas redes sociais.

Por isso, para agilizar a sua rotina e deixá-la mais automatizada, você pode contar com softwares odontológicos para controle completo da gestão.

Com mais tecnologia, organização e mobilidade na sua clínica odontológica é possível separar um tempo para cuidar apenas das suas redes sociais e, assim, promover a visibilidade que você precisa para atrair potenciais pacientes.

O Dental Office é um sistema para dentistas que permite que você conheça melhor seus pacientes, mantenha a agenda e o financeiro organizados, tenha relatórios de gestão e monitore todas as informações importantes de forma online.

Quer ter mais tempo na sua rotina para cuidar do marketing da sua clínica odontológica e fidelizar seus pacientes?

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