Saiba como evitar o excesso de trabalho em consultórios odontológicos

Saiba como evitar o excesso de trabalho em consultórios odontológicos

Engana-se quem pensa que a vida de dentista é tranquila e fácil em seu consultório, pois só quem de fato atende um paciente atrás do outro sabe como é difícil organizar toda a rotina de atendimentos, a vida pessoal e a qualidade de vida.

Você sofre por excesso de trabalho? Não consegue se organizar para ter a certeza da hora que entra e a hora que sai da sua clínica? Gostaria de ter mais qualidade de vida com sua família? Esse post blog é para você!

O excesso de trabalho causado pelo acúmulo diário de tarefas e pressões tem gerado grande impacto na saúde das pessoas. A competitividade do mercado e a busca pela estabilidade financeira de clínicas e consultórios odontológicos, são algumas razões que levam dentistas, gestores e donos a dedicarem mais tempo às atividades laborais do que o recomendado.

Começar o expediente da clínica muito cedo, largar tarde demais e levar tarefas – administrativas – para a casa torna-se uma rotina estafante. É preciso cautela à dedicação exagerada à profissão, isso pode gerar problemas sérios a longo prazo, como sintomas de ansiedade, angústia e depressão.

Sabemos que há situações que exigem maior empenho na execução de determinados atendimentos de pacientes ou decisões administrativas. No entanto, esse esforço não deve-se tornar uma  prática constante e rotineira.

Nós do blog do Dental Office queremos ajudar a você a equilibrar momentos de lazer e de responsabilidades, para isso fique acompanhe as dicas importantes de aprendizagem organizacional:

Estabelecer metas: crie uma lista de ações por ordem de prioridade, concluindo primeiro as mais urgentes. Você pode pensar em estabelecer que o período da manhã seus atendimentos serão os procedimentos mais complexos e no período da tarde os mais simples, para que tenha tempo para cuidar das tarefas administrativas.

Atenção aos prazos: O planejamentos dos atendimentos e procedimentos realizados por um dentista é muito importante, por isso planeje o tempo suficiente para realizar o planejado tendo em mente o tempo máximo que pode se dedicar a esse tratamento.

Pontualidade: Chegue cedo para realizar os primeiros atendimentos agendados para não atrasar os demais. No agendamento dos pacientes, é muito importante contar com uma ferramenta que organiza e agiliza as marcações de consultas, pois isso faz ganhar tempo com tarefas administrativas que podem ser mais otimizadas, para isso conheça e faça um teste com o Dental Office, um software completo para gerenciar sua clínica ou consultório odontológico.

Faça o que gosta: Não é segredo que a motivação sustentada exclusivamente pelo fator financeiro tem prazo de validade, além disso, mas cedo ou mais o ritmo frenético não compensará todo o esforço. Faça o que você gosta, é preciso ter prazer pelo o que faz !

Diversifique sua rotina: Não exceda a carga horária de trabalho. Aproveite o tempo livre para realizar exercícios físicos, ter momentos de entretenimento e conviver com familiares e amigos. Além de prazerosos, eles ajudam a renovar o estoque de energia.

É importante ressaltar que devido ao aumento do número de complicações de saúde relacionadas à dedicação excessiva ao trabalho, faz-se cada vez mais necessário contar com a tecnologia a seu favor.

Hoje encontramos ferramentas que facilitam a rotina no trabalho, como softwares que gerenciam agendas de pacientes e agenda pessoal do dentista, cadastro de pacientes de forma fácil e organizada, controle financeiro entre tantas outras funcionalidades, além disso, muitas ferramentas possuem o aplicativo mobile, o que facilita o acesso às informações de qualquer local.

Já conhece o aplicativo do Dental Office Cloud? Versões Ios e Android.

Você também pode cuidar da sua saúde com aplicativos de exercícios, tais como: Nike Training Club ou 7 Minutos de Treino  ou ainda, ferramentas que contribuem para manter a alimentação saudável: Dieta e Emagrecer, entre tantas outras possibilidades de usar a tecnologia a serviço do trabalho e da vida pessoal.

Gostou das nossas dicas de como equilibrar a vida profissional e pessoal de um dentista? Compartilhe com seus amigos =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *