Como manter o seu computador seguro de ataques?

Como manter o seu computador seguro de ataques?

A segurança do computador da sua clínica ou consultório é, provavelmente, algo que você esteja lidando há algum tempo, ou mais recentemente, com a tendências de ataques de vírus chamados “ransomware”. Para tornar seu computador mais seguro e ter uma experiência online verdadeiramente protegida frente aos cibercriminosos, não deixe de ler nossas dicas.

Nós da RH Software, desenvolvedora dos softwares de gerenciamento Dental Office, Doctor Max e Fisio Office, estamos recebendo constantes contatos de clientes que tiveram seus computadores atacados pelo vírus “ransomware”, mas afinal o que é esse vírus e como seu computador pode ser atacado?

O que é ransomware?
O Ransomware é um tipo de malware (software mal-intencionado) que os criminosos instalam sem seu conhecimento no seu computador. Esse vírus dá aos criminosos a possibilidade de bloquear o computador de um local remoto, depois ele apresenta uma janela pop-up com um aviso de que seu computador está bloqueado e você não poderá acessá-lo, a menos que pague.  =(

Como os criminosos instalam o ransomware?
Geralmente o ransomware é instalado quando você abre um anexo mal-intencionado em um e-mail ou quando clica em um link mal-intencionado em e-mail, mensagem instantânea (Whatsapp, Messenger, SMS), site de rede social (Facebook, Youtube e Instagram) ou qualquer outro website malicioso.

O que fazer para evitar ataques de vírus?
Existem diversas maneiras gratuitas de ajudar a proteger o seu computador contra ransomware e outros malware:

1 . Verifique seu Firewall
Verificar o firewall pode parecer uma tarefa complicada, mas realmente não é. Se seu computador possui um sistema Windows, basta ir no painel de controle e digitar “firewall ” no campo de pesquisa e deixar a opção “firewall conectado”. Se você possui um Mac, clique no ícone da Apple na barra de ferramentas, vá em “Preferências do Sistema”, “segurança” e por último “firewall”. Certifique-se que o firewall está ativado. Além disso, se você não quer seus arquivos visíveis em outro computador, desative por completo a opção de compartilhar documentos. 

2 . Backup dos seus dados
Fazer o backup dos seus dados protege sua informação no caso de uma pane no computador ou falha elétrica. Também ajuda se você cair na armadilha de um ransomware, que criptografa os seus dados confidenciais. Você pode fazer o backup manualmente através da transferência de documentos importantes para um disco rígido externo ou usando um serviço nuvem (cloud) como: Dropbox, Google Drive, entre outros.

Pensando um pouco sobre a segurança dos dados dos seus pacientes e toda a rotina da clínica ou consultório odontológico, é muito importante contar com uma ferramenta que ofereça backup diários automático e ilimitado em nuvem, dessa forma todos os registros ficam salvos. Conheça o Dental Office Cloud, um software totalmente online e com backups de segurança. Faça um teste grátis, clique aqui.

3 . Não acesse sites suspeitos
Por mais que seja difícil saber qual site é confiável ou não, existem medidas que ajudam a identificar melhor os sites honestos. Por exemplo: procure um bloqueio verde na barra de navegação e o prefixo do código “https://” no início da URL em sites que você irá inserir seus dados de cartão de crédito. Cuidado ao fazer compras em sites do exterior e não clique em links enviados por e-mail, isso fará com que você seja direcionado para um site duvidoso.

4 . Desconfie de “ofertas irresistíveis”
Encontrar um produto com 90% de desconto, isso pode muito bem ser uma armadilha. Pior ainda, alguns sites são conhecidos por atrair clientes com um negócio incrível, e uma vez que eles têm as informações do seu cartão de crédito você nunca mais é ouvido de novo. A regra de ouro é: se parece bom demais para ser verdade, então provavelmente seja mentira.

5. Nunca divulgar informações confidenciais
Independente do site, sempre atente-se ao tipo de informação que você disponibiliza. Mesmo sendo muito comentado, vale o reforço, não passe os dados de cartão de crédito, a menos que você confie no site completamente. Também é muito importante ter cuidado com seus perfis em redes sociais, revelar informações aparentemente inocentes, pode resultar no roubo da sua identidade, já que usa-se esses dados em alguns sites para verificação de segurança. 

6. Nunca abra e-mails de desconhecidos
Nunca abra um e-mail de uma fonte desconhecida ou suspeita, e, definitivamente, nunca abra os anexos. O cuidado vale também para e-mails estranhos enviados de conhecidos, já que a conta desse contato pode ter sido hackeada. Neste caso, apague a mensagem e o avise imediatamente o seu contato que a conta dele pode ter sido comprometida. Isso irá ajudá-lo a evitar golpes de hackers em grande escala.

O que fazer se eu tiver o ransomware no meu computador?
Para detectar e remover ransomware e outros software mal-intencionados que possam estar instalados em seu computador, execute uma verificação total do sistema com uma solução de segurança adequada e atualizada.

Para usuários Windows, a Microsoft oferece Microsoft Security Essentials e Verificador de Segurança da Microsoft, se você possui Apple, instale o RansonWhere?

Esperamos ter ajudado você a deixar seu computador mais seguro. Gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *