Como manter seus funcionários motivados?

Como manter seus funcionários motivados?

Envolver e motivar os funcionários alinhando-os aos objetivos e aspirações da sua clínica ou consultório odontológico é uma receita certa para o sucesso, por um motivo muito simples: uma equipe motivada se empenha mais em desenvolver suas tarefas, além de manter leal à empresa, reduz a rotatividade – e os gastos decorrentes dela – e aumenta a produtividade.

Nós do Blog do Dental Office em parceria com o Doutor Weder Carneiro da Odonto Branding, vamos ajudar você a motivar a sua equipe para que ela seja cada vez mais dedicada e produtiva.

É comum algumas clínicas ou consultórios passarem por problemas com seus funcionários, seja por desleixo, falta de ânimo ou iniciativa de secretárias e auxiliares ou até mesmo os dentistas que recebem por procedimentos realizados, podem apresentar desmotivação e falta de iniciativa.

Mas afinal, o que está por trás desses comportamentos dos funcionários e como dentistas, gestores e donos de clínicas e consultórios devem agir para que a equipe fique atenta e desenvolva suas atividades com alta performance?

A motivação é um impulso de ação poderosa, ela faz a pessoa ter iniciativa e sair do lugar, porém a motivação se não sustentada por outras ações, ela passa e morre. Com isso, para obter resultados consistentes a longo prazo, os funcionários precisam de algo a mais do que a própria motivação, eles precisam de educação.

Essa educação citada não é àquela formal das escolas ou a educação familiar, mas sim a educação profissional, aquilo que é ensinado diariamente pelo dentista, gestor ou dono de consultório ao funcionário.

Dica especial: seu funcionário aprende aquilo que você ensina inconscientemente.

Digamos que você oriente, conscientemente, a sua secretária a marcar corretamente o retorno do paciente e confirmá-lo antes da próxima consulta e ela confirma que entendeu. Então, acontece que um paciente finalizou o atendimento, mas sua secretária esqueceu de remarcar a consulta seguinte, e depois de duas semanas o seu cliente liga reclamando que não foi marcado o retorno e que esqueceram dele.

Nesse caso, o que você faz?

Dá uma bronca na secretária? Apenas conversa novamente, explicando a importância de realizar os processos de agendamento corretamente? Deixa para lá?

Para que ocorra uma aprendizagem, os erros devem ser repreendidos, mas não de forma aleatória, ou seja, não se deve dosar a correção pelo sentimento do momento ou importância do cliente, definitivamente essa não é a forma mais eficiente de ensinar o seu funcionário.

O mais correto seria o funcionário já estar ciente de que errar na marcação de consultas faz com que uma “ação corretiva” seja dada, sendo ela a perda de um bônus mensal ou mesmo o recebimento de uma advertência. Se o funcionário sabe conscientemente o que ocorre se ele não faz corretamente a função dele , as chances de erro diminuem muito.

Também é muito importante atentar-se ao motivo que ocorreu esse erro por parte da secretária, se ela está muito sobrecarregada com as inúmeras atividades a serem realizadas, se foi desatenção por estar utilizando o whatsapp, enfim, é interessante investigar os reais motivos do esquecimento.

Em resumo, orientamos que você como dentista, gestor ou dono de consultório estabeleça políticas claras com seus funcionários, dessa forma cumprir o que foi combinado ficará mais fácil e consciente, e assim evita que você sofra com desânimo, descuido ou desmotivação da sua equipe.

As pessoas precisam de referências e de regras para saber o que precisam fazer, se você deixar os funcionários sem essas orientações eles vão ficar desmotivados e improdutivos.

Conte para nós, abaixo nos comentários, como você faz para motivar seus funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *