Gerir imagens na odontologia: saiba como

Gerir imagens na odontologia: saiba como

Para dentistas e gestores: Gerir imagens na odontologia.

 

Muitos dentistas para organizar a fichas de pacientes utilizam imagens para ilustrar o status do procedimento ou arquivar, raios X ou fotografias de antes e depois do tratamento.

Dessa forma o consultório ou clínica odontológica acompanha a evolução do tratamento, aponta problemas e soluções.

Além disso, a imagem auxilia na comunicação dos profissionais do consultório (clínica) e dos laboratórios protéticos, para fabricação de modelos em gesso.

Você tem vários arquivos de imagens, armazenadas no computador, sem organização? Calma, você pode contar com o melhor software odontológico, o Dental Office.

Com o software, você não precisa trabalhar com imagens impressas e sem segurança. Não há risco de perda de informação, pois todas as imagens são gravadas na nuvem em um sistema totalmente seguro e o envio de imagens é ilimitado.

Nesse artigo te ensinaremos em como melhorar a gestão de imagens, seja elas impressa, armazenadas em computador ou em nuvem por um software odontológico.

Para isso continue a leitura conosco.

Gestão de imagens impressas

Ainda existem muitos dentistas que utilizam as imagens odontológicas em meios impressos.

Quando é assim, o dentista só utiliza o papel para arquivar as informações financeiras, os prontuários de cada paciente e sua agenda.

Nossa principal recomendação é você eliminar todos os papéis do consultório (clínica) para otimizar a organização.

Se esse é o seu caso, ainda há formas de melhorar a organização dessa papelada.

Você pode:

  • organizar pastas para cada tipo de finalidade das imagens, sejam elas para anexo do prontuário, Raios X e fotografias antes e depois do procedimento. Nessas categorias de pastas coloque o nome da finalidade das imagens (Ex: Imagens) e escolha uma cor para cada uma;
  • adquirir um armário de arquivo, nas gavetas ordene todos os arquivos com uma etiqueta, para você não precisar ficar retirando o material toda vez.

O problema disso é que com uma maior demanda de pacientes, o seu arquivo estará lotado e espaços serão necessários e com o crescimento do seu negócio você precisará investir em salas específicas para armazenar os arquivos.

O custo benefício disso tudo é desproporcional. Você não tem benefício, mas sim um grande custo de produtividade e financeiro.

Gestão de imagens armazenadas em computador

Outra forma que você pode gerenciar suas imagens odontológicas é através do tradicional S.O (Sistema Operacional).

Muitos dentistas optam por utilizar o sistema Microsoft Windows para armazenar as imagens.

A forma mais comum de organizar as imagens pelo Windows é por meio de pastas e subpastas.

Por exemplo: Pasta (Clínica Feliz) -> Subpastas -> (Raios X) e (Anexos ao prontuário). E em cada imagens contidas o nome completo do paciente.

É uma forma genérica, porém bem perigosa, pois qualquer problema em seu computador todas essas imagens serão perdidas.

Pode acontecer ainda que seu dispositivo de armazenamento ficará cheio e, respectivamente, diminui a velocidade de processamento, porque quanto mais dados gravados no disco mais lento o S.O se torna.

Para evitar isso você pode adquirir um pen-drive ou hd externo para armazenar especificamente essas imagens, evitando dessa forma, deixar o computador lento.

Você também pode subi-las em hospedagens de arquivos gratuitos, como:

Mas, claro, esses serviços, na versão gratuita, terá um limite de imagens para armazenamento.

Gestão de imagens salvas em um software na nuvem.

Se você prefere centralizar tudo da sua clínica ou consultório no software odontológico essa forma de gestão é para você.

Os melhores software odontológicos possuem funcionalidades de gestão de imagens e armazenamento ilimitado.

Olha só, pelo nosso software, o Dental Office, você pode adicionar uma fotografia do rosto (3×4) do paciente na ficha de cadastro. Ou seja, sempre quando buscar pelo nome do paciente, no software, o dentista lembrará de quem é pela foto. Deixando assim a relação dentista-paciente bem mais próxima.

E ainda de forma bem intuitiva você pode adicionar qualquer imagem a ficha do paciente, para documentação.

É importante, criar uma rotina confortável, antes de adicionar as imagens por meio de software odontológica. Pois, cada procedimento, de cada paciente, irá necessitar de uma imagem caso você queira acompanhar a evolução do tratamento.

Isso é fundamental onde o paciente passa de um dentista a outro. Dessa forma, o dentista que não conhecia o paciente tem uma noção de status do tratamento pela fotografia odontológica e as demais anotações do dentista anterior.

Enfim…

A opção de gerenciamento de imagens mais sustentável, produtiva e organizada é por meio de um software odontológico, pois dessa forma você irá economizar mais dinheiro com armazenamento ilimitado e não precisará imprimir as imagens e gerenciá-la com a bagunça do papel e dos arquivos que ocupam muito espaço.

Você aprendeu nesse artigo como melhorar a organização e gerenciamento das imagens odontológicas.

Aprendeu a melhorar a gestão das imagens impressas, armazenadas em um sistema operacional e por meio de um software odontológico.

 

Gostou desse artigo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos a leitura.