Como fazer e-mail marketing aos pacientes da sua clínica odontológica?

Como fazer e-mail marketing aos pacientes da sua clínica odontológica?

Escute esse conteúdo exclusivo do Dental Office aonde e quando você quiser:

Enviar um simples e-mail ao seu paciente pode sim trazer resultados significativos para o seu consultório ou clínica odontológica.

Nesse artigo te ensinaremos a elaborar uma comunicação efetiva por e-mail.

Contudo, para que a comunicação por e-mail funcione é importante utilizar outros meios comunicacionais.

Já falamos aqui no blog Dental Office que uma excelente estratégia de comunicação garante ao seu negócio fidelização de clientes.

Clique aqui e veja mais artigos que tratamos sobre como fidelizar os pacientes.

Por este motivo, separamos 6 simples passos para você começar a elaborar os seus emails marketing.

Vamos lá?

1º Passo: defina os objetivos

Meta e objetivo de email marketing para dentistas

O que você pretende alcançar enviando emails aos seus pacientes?

O envio de e-mail pode servir para diversas finalidades, desde garantir que o paciente não esqueça da consulta marcada ou até mesmo para que ele volte para realizar um novo exame.

Por isso, é fundamental que você tenha em mente o que quer fazer para iniciar o desenvolvimento do e-mail.

Então, o primeiro passo é definir os objetivos que você quer alcançar com os envios de e-mail marketing.

2º Passo: segmente seus pacientes

Segmente seus pacientes.

Como você pode segmentar os seus pacientes?

Suponhamos que sua clínica (ou consultório) tenha uma base de 300 pacientes mensais, destes 100 pacientes estão realizando tratamento ortodôntico, 100 em endodontia e 100 em procedimentos estéticos.

Olha só, nesse exemplo, você conseguiu segmentar os pacientes por serviços prestados na clínica. Mas, não fique só nisso, segmente os seus pacientes por idade, gênero e região.

Essas são informações extremamente ricas para você montar uma estratégia de comunicação eficiente.

Com essas informações você saberá o momento certo de enviar um e-mail para sua base de pacientes.

Por exemplo, realizar uma ação no dia das crianças, para a base de clientes que levam seus filhos para odontopediatria, ou, fazer uma campanha para estimular uma segunda visita para pessoas idosas.

O legal é que você consegue realizar essas listas, facilmente, no software Dental Office.  

3º Passo: crie seu template

Template de email marketing para clínicas odontológicas

O template do seu e-mail precisa conter a identidade visual da sua clínica ou consultório, tanto no padrão de cores, quanto na estrutura de fonte.

Se você ainda não definiu a identidade visual do seu negócio clique aqui.

Se você quer chamar a atenção do seu paciente por e-mail é fundamental ter elementos visuais que garantam a atenção do receptor para sua mensagem.

4º Passo: pense no conteúdo

Conteúdo de email marketing para dentistas, clínicas e consultórios odontológico

Agora, precisamos entender duas métricas fundamentais de e-mail marketing:

  • Taxa de abertura (é a taxa em percentual dos pacientes que abriram o e-mail) e
  • Taxa de cliques (é a taxa em percentual dos pacientes que clicaram em algum link que você colocou no corpo do e-mail).

O conteúdo do seu e-mail marketing sempre estará atrelado às taxas de abertura e clique.

Se o seu o conteúdo for irrelevante, se o título e corpo do e-mail não conter elementos básicos de marketing, seus objetivos de campanha não poderão ser alcançados.

5º Passo: elabore um bom título (assunto) do e-mail

Títulos de e-mail marketing para dentistas, clínicas e consultórios odontológicos.

Um bom e-mail possui um assunto simples e “sedutor”.

Tente utilizar em cada título entre 6 a 11 palavras. Busque simplicidade na apresentação do conteúdo e deixe a mensagem irresistível.

Acrescente gatilhos nos títulos como:

  • Veja como higienizar corretamente sua prótese dentária;
  • Afinal, porque você deve levar seu filho regularmente ao dentista?;
  • O que o seu sorriso tem haver com carnaval?

Nossa recomendação é que você crie um blog, pois por lá você terá mais espaço para escrever melhor esses conteúdos.

O e-mail pode ser utilizado como uma chamada para a leitura do seu artigo.

6º Passo: elabore cronograma de envio

Elabore um cronograma de Envio de emails para sua base de pacientes.

Tome cuidado com o excesso de emails enviados. Gerar conteúdo demasiado pode acarretar nos famosos spams (lixos eletrônicos).

O ideal é elaborar um cronograma mensal de envios, definindo as datas de publicações de cada conteúdo.

Por fim…

Ficar enviando propagandas para os seus pacientes não surtirá efeito na sua estratégia de e-mail marketing.

Por isso, é fundamental que você elabore um plano de ação eficaz, que possua diversos tipos de conteúdos para serem enviados a sua base, mas não envie diversos conteúdos exageradamente.

Ficou com alguma dúvida em como elaborar o e-mail marketing da sua clínica odontológica? Então não deixe de comentar neste artigo.

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Agradecemos a leitura!