Dentista: como melhorar sua agenda odontológica?

Os avanços tecnológicos da última década impactaram positivamente inúmeros procedimentos odontológicos, o que aumentou a assertividade dos dentistas e promoveu o bem-estar dos pacientes.

Contudo, as inovações não se restringem aos tratamentos de odontologia, pois elas começam já na porta de entrada do consultório. 

Ferramentas digitais para otimizar a gestão e o funcionamento do consultório, como a agenda odontológica online, são usadas para facilitar o trabalho não só do dentista, mas de quem está na linha de frente na organização do consultório: as secretarias.

Isso pode ser explicado pelo fato de que situações diárias que desorganizam a clínica, como o cancelamento de consultas, poderiam ser diminuídas com o uso da agenda online.

Nesse artigo, iremos explicar como essa tecnologia ajuda no trabalho da secretária e como ela é essencial para que sua clínica esteja sempre em ordem e organizada para receber os pacientes.

Benefícios da agenda online
A personalização de horários
Confirmação de consultas e integração com o prontuário

Benefícios da agenda odontológica online

Agenda online

Usar a tecnologia em prol da organização da clínica fará toda a diferença na rotina de quem é responsável por garantir o pleno funcionamento do consultório odontológico, ou seja, a secretária.

As funções diárias de uma secretária são muitas e algumas delas podem levar mais tempo que o desejado, comprometendo a sua produtividade. Afinal, monitorar agendas de papel, inúmeras fichas de pacientes e gerenciar anotações feitas à mão toma uma parte considerável de um dia de trabalho.

Mas, e se não houvesse tantos papéis para administrar? Ou, se houvesse alguma ferramenta que armazena fichas e dados dos pacientes e informações que pudessem ser consultadas rapidamente, como um mecanismo de busca de um navegador?

Tudo isso existe e é proporcionado por um sistema de gestão e, entre as suas várias funcionalidades, está a agenda online. Todas as ações citadas acima podem ser feitas por meio dessa tecnologia, o que deixa o trabalho da secretária infinitamente mais prático e produtivo.

Como a agenda online facilita o trabalho da secretária? Podemos citar algumas funções que poderiam ser simplificadas com a utilização dessa ferramenta:

  • Facilita o processo de atualização cadastral do paciente;
  • A atualização da agenda é automática, de acordo com as informações colocadas no sistema;
  • Remarcações de consultas e agendamentos periódicos também são feitos de forma automática;
  • O acompanhamento em tempo real de cancelamentos e confirmações de consultas;
  • Redução de erros em cadastros e impedimento de marcar uma consulta no mesmo horário;
  • Pode ser acompanhada pelo celular e computadores, deixando os responsáveis e interessados em determinado horário informados o tempo todo.

Todos esses benefícios são essenciais para que a clínica seja um estabelecimento organizado. Acima de tudo, todas essas funções deixam o trabalho da secretária menos cansativo e mais produtivo, o que seria impossível em clínicas que ainda usam papel para organizar a clínica. 

Porém, o maior benefício de uma agenda odontológica eletrônica é proporcionar o melhor atendimento possível aos pacientes do consultório, pois tamanha precisão, rapidez e assertividade no momento de agendamento causa uma boa impressão ao público. 

A personalização de horários

A agenda da clínica de um dentista não é a única a ser levada em consideração no momento de marcar uma consulta. O paciente também tem seus compromissos e afazeres. 

Sendo assim, contar com a agenda online, que permite a consulta dos horários disponíveis para agendamento de forma rápida, também promove uma boa experiência das pessoas no estabelecimento odontológico.

Muitas clínicas odontológicas usam telefones para isso, o que coloca mais uma tarefa no dia a dia da secretária, que precisa atender a chamada e consultar a papelada para poder marcar um horário.

O processo costuma levar vários minutos e não causa uma boa impressão em quem quer agendar o horário.

À luz dessa situação, investir em uma agenda online e delegar o agendamento para o próprio paciente contribui para uma experiência moderna, rápida e personalizada dentro do seu consultório, além de deixar o trabalho da secretária mais leve.

Confirmação de consultas e integração com o prontuário

Os principais benefícios da agenda eletrônica é a integração com o prontuário e a confirmação de consultas.

A integração do agendamento com os dados do paciente permite que o seu histórico seja consultado de forma ágil, o que torna o acompanhamento do tratamento mais adequado. 

Consequentemente, o sucesso desse procedimento é maior, aumentando o grau de satisfação desse paciente e sua fidelização na clínica.

É inegável o quanto a satisfação dos pacientes é importante para a saúde financeira da clínica, então a agenda eletrônica é uma importante aliada para a clínica odontológica.

Também, o fato de a agenda pedir confirmação de presença do paciente diminui as chances de haver um desperdício de agendamento, o que também é essencial para o sucesso da gestão do consultório.

Por fim, a agenda odontológica online é a peça que faltava para garantir a melhor organização da clínica, além de ser uma importante ajudante para as secretárias.

Contrate agora mesmo o Dental Office e conte com a agenda online integrada para organizar a clínica, diminuir faltas, otimizar o tempo das secretárias e obter resultados acima do esperado.

O sistema para dentistas certo com ferramentas integradas que facilitam o dia a dia da sua clínica é essencial para alcançar a alta performance. Quer entender mais sobre isso? Então confira o eBook:

Como a tecnologia mudou o relacionamento entre dentista e paciente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *