Como manter a equipe da clínica odontológica motivada?

Muito do desempenho dos funcionários está relacionado com sua motivação. Já notou aquele funcionário que tem até um brilho nos olhos quando exerce as tarefas?

Entender e saber como manter a equipe da clínica odontológica motivada é a tomada inicial para o sucesso.

Pois, com os funcionários motivados, será possível atender com qualidade, fidelizar os pacientes e realizar o trabalho com mais dinamismo e qualidade. Com isso, os resultados serão bem melhores.

Você como gestor e líder tem o papel fundamental na motivação dos funcionários. Pensando nisso, preparamos este artigo com o que você precisa saber sobre motivação de funcionários.

Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo.

Ofereça qualificações

manter a equipe da clínica odontológica motivada

A qualificação é o ponto chave para otimizar o desenvolvimento dos funcionários. Não existe nenhum profissional perfeito, todos, até vocês gestores e dentistas, sempre terão algo para aperfeiçoar.

Dessa forma, oferecer qualificação além de motivar, você também estará lapidando o profissional.

Por exemplo, a um dentista você pode oferecer qualificações de especialidades, a secretária pode oferecer um curso de administração, a recepção um curso sobre atendimento humanizado, e assim por diante.

Antes de definir isso, faça uma avaliação dos funcionários, identifique os conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidas. Dessa forma você estará investindo no local correto.

Enfim, são muitas as opções para qualificar o seu funcionário. Mas, também é essencial que você (dentista ou gestor) busque qualificações de gestão para você. Afinal, o conhecimento é essencial para garantir bons resultados para o seu negócio e você precisa estar à frente disso.

Aqui no Blog Dental Office você tem dicas incríveis para secretárias, dentistas e gestores odontológicos. Por isso, se não assinou nossa newsletter, não perca tempo! 

Melhore a comunicação entre os funcionários

manter a equipe da clínica odontológica motivada

Ter canais que ajudam a comunicação, levando a mensagem de forma clara e objetiva é essencial na comunicação. Pois é comum em muitas empresas que funcionários se sintam isolados e desmotivados na falta de uma boa comunicação.

Você pode utilizar canais de comunicação como software de gerenciamento odontológico, com chat entre os usuários, murais na empresa com avisos e recados importantes, comunicação através de e-mail, mensagens instantâneas, grupos de WhatsApp, entre outros.

É fundamental que nesses meios de comunicação tenha interações relacionadas ao cotidiano do trabalho. Pois, eles servem para aumentar a velocidade dos diálogos, e respectivamente ganhar tempo com outras atividades.

Vale ressaltar que reuniões pontuais são importantes para manter uma boa comunicação. Portanto, não se esqueça de agendá-las previamente com toda a sua equipe.  

Trabalho em equipe

Tudo isso que foi dito anteriormente também se aplica à sinergia (trabalho em equipe).

Se o funcionário se sente isolado na comunicação e sem ajuda nas atividades em equipe, provavelmente ele está frustrado e desmotivado.

Equipe é equipe! Todos se ajudam para melhorar os processos, resolver os problemas e prospectar mais pacientes.

É claro que todos os funcionários têm suas demandas no consultório, e que por alguns momentos seja necessário a atuação solo. Mas, alguns problemas e determinadas tarefas necessitam de ajuda colaborativa.   

Por isso é essencial se mostrar disposto a ajudar sempre que necessário. Dessa forma, seus colaboradores seguirão o exemplo e você terá um trabalho em equipe cada vez melhor.

cta

Ofereça conforto para os funcionários

Você sente que seu consultório é seu segundo lar? O funcionário dedicado também enxerga o seu local de trabalho dessa forma. É o lugar onde passam grande parte do seu dia.

Agora imagine estar em um ambiente desconfortável durante todo o período de trabalho? De certa forma, essas pequenas coisas podem interferir de forma negativa na motivação dos seus colaboradores.

Por este motivo, é muito importante investir no conforto, bem-estar e comodidade do ambiente. Dessa forma, eles se sentirão mais importantes e por consequência, ficarão mais motivados em trabalhar na sua clínica ou consultório.

Recompense

manter a equipe da clínica odontológica motivada

Bonificar o funcionário também é uma alternativa de engajar e manter a equipe da clínica odontológica motivada. Se conseguirem cumprir as metas elaboradas no planejamento ou até ultrapassá-las, recompense.

Você pode motivá-los, com um elogio, parabenizando o excelente desempenho. Ou até promovendo financeiramente

Mas lembre-se que o mais importante é o reconhecimento, por isso não deixe a oportunidade de oferecer um feedback positivo passar. Isso faz total diferença no dia a dia do seu colaborador.

Vale ressaltar também que é importante saber dosar todas essas ações. Se fizer de forma exagerada, pode acarretar uma competitividade nada saudável entre os funcionários. Portanto, tome cuidado.

O que dizem os especialistas?

Como você já deve ter percebido neste post, envolver e motivar os funcionários alinhando-os aos objetivos e aspirações da sua clínica ou consultório odontológico é uma receita certa para o sucesso.

E isso por um motivo muito simples: uma equipe motivada se empenha mais em desenvolver suas tarefas, além de manter leal à empresa, reduz a rotatividade – e os gastos decorrentes dela – e aumenta a produtividade.

Nós do Blog do Dental Office em parceria com o Doutor Weder Carneiro da Odonto Branding, vamos ajudar você a manter a equipe da clínica odontológica motivada  para que ela seja cada vez mais dedicada e produtiva.

Veja o que diz o especialista sobre esse assunto tão importante e crucial para o sucesso de um negócio.

Dr. Weder fala sobre motivação de funcionários em clínicas odontológicas

manter a equipe da clínica odontológica motivada

É comum algumas clínicas ou consultórios passarem por problemas com seus funcionários, seja por desleixo, falta de ânimo ou iniciativa de secretárias e auxiliares ou até mesmo os dentistas que recebem por procedimentos realizados, podem apresentar desmotivação e falta de iniciativa.

Mas afinal, o que está por trás desses comportamentos dos funcionários e como dentistas, gestores e donos de clínicas e consultórios devem agir para que a equipe fique atenta e desenvolva suas atividades com alta performance?

A motivação é um impulso de ação poderosa, ela faz a pessoa ter iniciativa e sair do lugar, porém a motivação se não sustentada por outras ações, ela passa e morre. Com isso, para obter resultados consistentes a longo prazo, os funcionários precisam de algo a mais do que a própria motivação, eles precisam de educação.

Essa educação citada não é aquela formal das escolas ou a educação familiar, mas sim a educação profissional, aquilo que é ensinado diariamente pelo dentista, gestor ou dono de consultório ao funcionário.

Dica especial: seu funcionário aprende aquilo que você ensina inconscientemente.

manter a equipe da clínica odontológica motivada

Digamos que você oriente, conscientemente, a sua secretária a marcar corretamente o retorno do paciente e confirmá-lo antes da próxima consulta e ela confirma que entendeu. 

Então, acontece que um paciente finalizou o atendimento, mas sua secretária esqueceu de remarcar a consulta seguinte, e depois de duas semanas o seu cliente liga reclamando que não foi marcado o retorno e que esqueceram dele.

Nesse caso, o que você faz? Dá uma bronca na secretaria? Apenas conversa novamente, explicando a importância de realizar os processos de agendamento corretamente? Deixa para lá? 

É importante saber conduzir esse tipo de situação, gerando de fato um reconhecimento do erro por parte do colaborador.

Para que ocorra uma aprendizagem, os erros devem ser repreendidos, mas não de forma aleatória, ou seja, não se deve dosar a correção pelo sentimento do momento ou importância do cliente, definitivamente essa não é a forma mais eficiente de ensinar o seu funcionário.

O mais correto seria o funcionário já estar ciente de que errar na marcação de consultas faz com que uma “ação corretiva” seja dada, sendo ela a perda de um bônus mensal ou mesmo o recebimento de uma advertência. Se o funcionário sabe conscientemente o que ocorre se ele não faz corretamente a função dele , as chances de erro diminuem muito.

Também é muito importante atentar-se ao motivo que ocorreu esse erro por parte da secretária, se ela está muito sobrecarregada com as inúmeras atividades a serem realizadas, se foi desatenção por estar utilizando o whatsapp, enfim, é interessante investigar os reais motivos do esquecimento.

Em resumo, orientamos que você como dentista, gestor ou dono de consultório estabeleça políticas claras com seus funcionários, dessa forma cumprir o que foi combinado ficará mais fácil e consciente, e assim evita que você sofra com desânimo, descuido ou desmotivação da sua equipe.

As pessoas precisam de referências e de regras para saber o que precisam fazer, se você deixar os funcionários sem essas orientações eles vão ficar desmotivados e improdutivos.

Enfim…

Esperamos que com esse post você, líder de consultórios e clínicas odontológicas, tenha entendido que tem um um papel fundamental na motivação dos seus funcionários. 

Mas lembre-se, também é importante saber que a motivação não é um “botão’’ externo e sim interno.

Você não tem autonomia total para motivar ou desmotivar um funcionário, às vezes ele por problemas pessoais pode ficar desmotivado ou vice-versa, aqueles que também têm problemas pessoais e mesmo assim estão motivados.

Quem aciona o “botão” de motivação é a própria pessoa, no máximo você dará a oportunidade desse funcionário se motivar.

E aí? Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe e com os colegas de profissão.

Ah, conte para nós, abaixo nos comentários, como você faz para motivar seus funcionários. Afinal, trocar experiências é sempre muito bom!

Agradecemos sua leitura e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *