Saiba mais sobre como abrir uma clínica ou consultório odontológico

Abrir uma clínica ou consultório odontológico de sucesso é o sonho de muitos dentistas, desde recém-formados até aqueles que prestam serviços para clínicas de outros profissionais. É o seu caso também?

Mesmo sendo um processo trabalhoso e que exige muita dedicação, abrir a própria clínica é um sonho possível se houver muito planejamento e disciplina.

O resultado pode ser muito recompensador, tanto em termos financeiros quanto em realização profissional.

Afinal, em sua clínica você consegue dedicar mais atenção à realização de um atendimento humanizado e tem uma liberdade muito maior para controlar seu tempo. Entretanto, conheço os desafios do dentista recém-formado.

Mesmo que você conclua a graduação muito bem preparado para exercer a profissão, no momento de decisão por abrir uma clínica ou consultório odontológico, para além do conhecimento de técnicas da área, é preciso ter habilidade de gestão e de planejamento financeiro para alcançar o êxito desejado.

Então, se você está se sentindo perdido sobre como iniciar a trajetória profissional rumo ao empreendedorismo de sucesso na odontologia, não se desespere.

Continue lendo esse artigo em que desbravei e simplifiquei os processos para criar uma clínica ou consultório odontológico e transformei em 6 dicas bem compreensíveis!

Saiba qual é a diferença entre consultório e clínica odontológica
Entenda o mercado: pense, analise e planeje as suas ações antes de abrir a sua clínica odontológica
Estabeleça os serviços odontológicos que serão prestados e precifique
Esteja por dentro de todas as exigências legais para abrir seu consultório de odontologia
Monte um plano de negócios realista
Avalie os investimentos para abrir sua clínica odontológica
Escolha cuidadosamente a localidade, seus equipamentos e a mobília para abrir um consultório odontológico
Estruture uma organização para fornecimento e estoque de materiais
Conte com o marketing odontológico para divulgar seus serviços
Planeje o atendimento que você pretende oferecer na clínica
Faça da tecnologia uma aliada: contrate um sistema para consultório odontológico!

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Saiba qual é a diferença entre consultório e clínica odontológica

Antes de mais nada, existem algumas questões importantes que precisam ser avaliadas antes de abrir o seu negócio.

Uma delas é a diferença entre consultório e clínica odontológica. Basicamente, os aspectos são sobre a infraestrutura e os serviços realizados em cada um dos modelos.

O consultório, por exemplo, dispõe de uma estrutura menor e suas dimensões acabam limitando quantos atendimentos você pode realizar diariamente ou as especialidades que você pode oferecer.

Contudo, a clínica odontológica conta com diversos ambientes, consultórios de diferentes áreas ou até mesmo laboratórios próprios e espaços para realização de exames.

Tudo isso oferece mais possibilidades para você, dentista, e seus pacientes. Até mesmo para as atividades realizadas.

Isso porque ela comporta mais serviços e especialistas, uma vez que a infraestrutura não é limitada como a de um consultório, então existe a possibilidade de realizar exames, cirurgias e até mesmo procedimentos mais complexos.

Sendo assim, vale a pena considerar as opções antes de decidir entre montar uma clínica ou um consultório odontológico.

Leia mais: As melhores tendências da odontologia digital para aplicar em sua clínica e atrair e fidelizar pacientes

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Entenda o mercado: pense, analise e planeje as suas ações antes de abrir a sua clínica odontológica

Em primeiro lugar, tudo começa com um planejamento. Então vamos relembrar as diferenças:

1. Pense em seus objetivos

Após ter esse entendimento em mente, se questione: quais são os seus objetivos a longo prazo? Administrar um empreendimento é um dos propósitos da sua carreira? Clínica ou consultório?

Essas questões são essenciais para definir o restante das etapas, como a quantidade de recursos que você precisará, e quanto tempo e empenho será necessário para tal empreendimento.

Em síntese, esse é o primeiro passo: pensar onde se quer chegar. Por fim, se administrar um negócio próprio é mesmo um dos objetivos da sua carreira, aí devemos partir para a próxima etapa.

Leia mais: Fidelização de pacientes em consultórios de odontologia: primeiros passos!

2. Analise o mercado

Montar um consultório é mais do que fazer aquilo que se ama. É preciso analisar e unir informações de modo a tomar decisões de maneira estratégica. Esse diagnóstico poderá refletir no fluxo de pacientes da sua clínica.

Por isso, faça uma análise cuidadosa sobre as áreas da profissão que já estão saturadas no mercado, para garantir que você não está oferecendo “mais do mesmo”.

É preciso oferecer um diferencial atrativo para sobreviver à competitividade atual. Para analisar o mercado, observe as seguintes questões:

  • Quantas clínicas e consultórios com a mesma proposta já existem na região?
  • Como está a lucratividade desses clientes?
  • Qual é a qualidade dos tratamentos odontológicos prestados?
  • Em quais áreas há maior carência de serviços?
  • Qual é o meu diferencial em relação aos demais concorrentes?

Imagine que você irá investir em uma área em que já existe um número significativo de clínicas com uma proposta parecida com a sua. Qual estratégia você irá utilizar para se destacar?

Provavelmente será preciso investir mais em marketing odontológico e em uma estrutura que se diferencie das demais. Se você pode investir esse valor, é uma ótima opção.

Mas, agora, imagine que você não tem a possibilidade de desembolsar uma quantia tão grande. A melhor estratégia é procurar um lugar em que há maior carência de serviços odontológicos.

Depois da análise cuidadosa de cada uma dessas questões, é provável que você realize um investimento de menor risco.

3. Planeje as suas ações

Após pensar e analisar, a terceira parte desta dica é: planejar.

Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo, para conseguir dimensionar com mais facilidade o desempenho do seu negócio. Lembre-se: seus objetivos precisam ser realistas!

Eleja parâmetros para medir a performance da sua clínica. Por exemplo: quanto você espera ter de lucro diário no prazo de 1 ano? A partir desse número, estabeleça quantos pacientes precisa atender por dia para ter o lucro líquido que deseja.

Em sequência, estabeleça metas trimestrais para atingir o alvo. Com metas reais é mais fácil cumprir o objetivo!

Leia mais: Como elaborar um plano de negócio para o meu consultório?

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Estabeleça os serviços odontológicos que serão prestados e precifique

É muito mais cômodo para o paciente ter uma clínica de confiança em que ele possa realizar todos os procedimentos.

Porém, quando se está começando, é muito difícil conseguir atender todas as necessidades, até mesmo por falta de profissionais especializados em todas as áreas.

Sendo assim, planeje com estratégia! Se você deseja atuar como especialista em implantodontia, por exemplo, invista em equipamentos dessa área e em exames de imagem. Depois, defina quais são os serviços que sua clínica ou consultório vai executar.

Agora que você já decidiu os serviços odontológicos que serão prestados, outro passo importante é saber o que analisar no momento da precificação desses procedimentos.

Confira os passos para fazer isso de uma forma justa para todas as partes:

  1. Coloque no papel todas as despesas do seu consultório. Todas mesmo!
  2. Defina quanto custa cada procedimento que você realiza.
  3. Determine quanto de lucro você deseja obter.
  4. Adicione um percentual de reserva para imprevistos.
  5. Faça uma pesquisa de mercado.
  6. Observe quanto a concorrência – com o mesmo título que você – está cobrando.
  7. Realize periodicamente a reavaliação dos preços.

Vale ressaltar que com a precificação correta você pode evitar problemas financeiros!

Leia mais: 8 erros que impedem a fidelização de pacientes

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Esteja por dentro de todas as exigências legais para abrir seu consultório de odontologia

Atenção: aqui todo cuidado é pouco!

Você precisa conferir cada aspecto da legislação para ter a certeza de que seu negócio está de acordo com todas as exigências legais.

Na área da saúde há um cuidado muito especial com as normas sanitárias e de higiene, que regulamentam desde o início da obra até o recolhimento dos resíduos.

Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se pode ter banheiro dentro do consultório odontológico.

A resposta é sim, contanto que ele tenha uma área mínima de 1,6 m². Além de banheiros individuais para pessoas com deficiência, com uma área mínima de 3,2 m², então não deixe a inclusão de lado no seu projeto.

Para além de garantir que não será surpreendido negativamente com multas e até a suspensão de atividades pela vigilância sanitária, é preciso enxergar as exigências legais como aliadas na busca por oferecer um serviço de qualidade inquestionável.

Fique atento também para o recolhimento dos tributos, para que não pese no seu orçamento de uma vez só. Além disso, preste atenção às maneiras de como pagar menos tributos e manter a saúde financeira da sua clínica.

Além disso, você precisa colocar em ordem as seguintes burocracias para poder atuar:

  • Realizar o registro de autônomo
  • Contrato social
  • Registro na junta comercial
  • Inscrição estadual
  • Fazer inscrição no INSS
  • Solicitar o alvará do espaço para Vigilância Sanitária
  • Laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
  • Laudo radiométrico (caso faça uso de aparelhos de Raio X)

Recomendo que você tenha o acompanhamento de um escritório de contabilidade expert na rotina de clínicas.

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Monte um plano de negócios realista

Um plano de negócios para a sua clínica é essencial para que você acompanhe o desempenho durante a sua jornada como dentista-empreendedor.

Desse modo, será possível verificar quais são as estratégias de atendimento e marketing odontológico que estão funcionando e sendo satisfatórias para você e seus pacientes.

Alguns parâmetros como indicadores-chave de desempenho (KPIs) são de grande ajuda nesse momento, uma vez que refletem a situação real do seu consultório.

Uma métrica possível para acompanhar é o número de pacientes atendidos por dia. Assim, você pode definir o preço médio de cada atendimento e considerar o valor necessário para atingir seus objetivos.

Sabendo o lucro líquido médio de cada atendimento, por exemplo, você pode saber quantos pacientes devem ser atendidos por dia para conquistar o lucro diário ideal da sua clínica.

Além disso, é possível estabelecer metas e definir estratégias para superar seus objetivos e aumentar seu faturamento.

Avalie os investimentos para abrir sua clínica odontológica

Agora você provavelmente está se perguntando quanto é preciso para abrir seu empreendimento ou qual será o lucro com os seus serviços.

Para isso, você deve avaliar alguns pontos importantes, como alugar ou comprar um espaço próprio, os equipamentos e os materiais necessários e a decoração do ambiente.

Considerando uma clínica odontológica de pequeno porte, o Sebrae revela que o investimento necessário é de cerca de R$ 75 mil, que serão alocados em sua maioria na adaptação do local e na compra de móveis, equipamentos e instrumentais.

Outro indicador que você deve levar em consideração é o de rentabilidade. Para isso, é necessário identificar a atratividade dos negócios e medir o retorno do capital investido.

Confira um exemplo de como você pode calcular a rentabilidade da sua clínica odontológica:

Lucro líquido / Investimento Total x 100 = Rentabilidade %

Vamos supor que você investiu R$ 75 mil e teve lucro de R$ 25 mil em um determinado período de tempo. Isso significa que você recuperou 33,3% do valor investido na sua clínica odontológica.

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Escolha cuidadosamente a localidade, seus equipamentos e a mobília para abrir um consultório odontológico

Localidade

Como mencionei anteriormente, a escolha da localização deve ser feita com atenção, porque pode influenciar – positiva ou negativamente – o fluxo de clientes da sua clínica, devido à concorrência.

Mas, há outras questões para ter cuidado no momento de escolher o local ideal para o consultório. Confira:

  1. Você tem fácil acesso ao local?

Esse questionamento é importante para que você se planeje. Como vai se dirigir até o local? Um longo caminho a ser percorrido pode te gerar estresse e gastos. Se questione o quanto isso irá afetar a qualidade do atendimento da sua clínica.

  1. Qual a distância entre o seu consultório e o seu público?

Você já se perguntou onde mora, estuda ou trabalha o seu público-alvo? Se a clínica for localizada distante dos seus pacientes, pode ser que desistam pela falta de praticidade.

Você já pensou sobre como a localidade pode afetar seu desempenho?

Equipamentos e mobília

A compra dos equipamentos odontológicos é algo que logo no início do curso de odontologia já atormenta os futuros dentistas.

Sabemos que essa etapa é a que exige maior investimento e que, muitas vezes, os preços doem no bolso.

Por isso, é fundamental escolher corretamente, com base no nicho que você decidiu atender, para evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Comece pelos equipamentos odontológicos indispensáveis: cadeiras odontológicas, negatoscópios, compressores odontológicos, fotopolimerizador, autoclave, entre outros.

E, agora que você já decidiu quais os serviços serão prestados, pode orçar os equipamentos mais específicos para cada procedimento.

A mobília pode parecer algo simples de decidir, mas sempre tenha em mente que ela é uma das grandes responsáveis pela primeira impressão que você causa no seu paciente.

Faça o orçamento de equipamentos de informática, bancadas, cadeiras e itens de decoração para deixar a clínica com uma boa apresentação. O resultado estético é bem importante!

Por isso, decida com cuidado as cores e as mensagens que deseja passar com a decoração.

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Estruture uma organização para fornecimento e estoque de materiais

Outro aspecto que não pode ser menosprezado em seus planos para abrir um consultório odontológico é o fornecimento e estoque de materiais.

Afinal, além de uma estrutura física adequada para atender seus pacientes, também é necessário que você tenha as ferramentas sempre ao seu dispor.

Portanto, leve em consideração os materiais que você precisa para o seu dia a dia e conte com um estoque para não ser pego de surpresa.

Anestésicos, por exemplo, apresentam uma data de validade mais estreita, então demandam uma frequência de fornecimento maior do que outros materiais. Já outros, são mais duradouros, o que permite economia.

Tudo isso fica mais fácil quando você tem a possibilidade de definir um fluxo estável de pacientes. Assim, você e sua equipe têm uma ideia aproximada do gasto mensal de cada material e quais são os investimentos necessários.

Vale ressaltar que um método de controle de estoque é imprescindível para garantir que você não fique à mercê de prazos longos dos fornecedores para entrega dos seus materiais.

Minha dica é entrar em contato com fornecedores antes mesmo de abrir seu consultório odontológico. Desse modo, você terá tudo que precisa e evita imprevistos.

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Conte com o marketing odontológico para divulgar seus serviços

Por muito tempo, os benefícios das práticas de publicidade não eram compreendidas entre os profissionais de odontologia.

Porém, o marketing odontológico pode te auxiliar a captar novos pacientes, diminuir a evasão e fidelizar os atuais. Além de transmitir autoridade e promover mais confiança com os seus tratamentos.

Um dos métodos é utilizar as redes sociais para divulgar sua clínica odontológica e atingir um público ainda maior com seus serviços.

Vale ressaltar que ao estar presente nos mesmos canais de comunicação que os seus pacientes você pode criar um relacionamento muito mais próximo com eles.

Sendo assim, conte com as redes sociais, e-mail marketing, anúncios patrocinados ou até mesmo a criação de site e blogs para compartilhar os conteúdos da sua área.

Tudo isso confere ainda mais valor aos seus serviços e aumenta sua base de pacientes fiéis. Apenas lembre-se de que as práticas de marketing para dentistas devem sempre estar alinhadas ao Código de Ética Odontológica.

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Planeje o atendimento que você pretende oferecer na clínica

A humanização no atendimento é algo básico quando o assunto é saúde!

Portanto, é preciso considerar a dor do paciente, vê-lo como um todo, preocupar-se com a satisfação e o atendimento de qualidade.

Além de garantir que o seu paciente retornará e se tornará um cliente fiel do seu consultório, se questione: como você espera que a sua clínica seja lembrada? 

Como um lugar acolhedor, empático? Ou como um lugar que apenas quer contabilizar os lucros ao final do dia?

Em razão disso, garanta que o seu paciente será atendido com todo o cuidado, desde o agendamento até o retorno pós-atendimento. Escolha cuidadosamente o profissional que estará ao seu lado nesse empreendimento!

Leia mais: O que considerar na contratação de uma secretária odontológica?

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Faça da tecnologia uma aliada: contrate um sistema para consultório odontológico!

A organização é um dos principais pilares de uma clínica ou de um consultório. Por isso, para começar seu empreendimento bem, inicie pela organização.

A boa notícia é que você pode contar com a ajuda do Dental Office para ter um bom controle de informações. É tecnologia, organização, gestão e mobilidade em um único sistema!

Com as nossas soluções, você pode ter fácil acesso a tudo que fez, na data certa e com os detalhes sobre o procedimento realizado. Você não perde nada!

Temos também a agenda digital, para que o seu paciente não precise ficar esperando a resposta no WhatsApp Business. É tudo automático!

Nosso sistema está sempre passando por melhorias, porque entendemos as necessidades dos dentistas.

Sabemos que você, que está abrindo a sua clínica agora, tem vários custos. Então, quero facilitar no que nos cabe.

As soluções são pensadas em cada detalhe para que você não precise se preocupar. Oferecemos diversos planos, sem contrato mínimo ou multa rescisória.

Você também pode dar esse pontapé em uma gestão eficiente com qualidade e sem gastar nada com o teste grátis do Dental Office. Assim, você já começa o seu negócio otimizando o tempo e maximizando a lucratividade!

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