8 fatores que influenciam uma boa experiência do paciente no consultório odontológico

8 fatores que influenciam uma boa experiência do paciente no consultório odontológico

Você já se perguntou como é a experiência do paciente em cada etapa de envolvimento com o consultório odontológico? Qual o nível de satisfação após a finalização do atendimento? Ou então, a expectativa que ele tem sobre o próximo atendimento? Em média, será que o brasileiro está satisfeito com a experiência nos consultórios odontológicos? Com o atendimento? Com os resultados do tratamento?

Responder essas indagações é muito difícil, porque você não está no papel do paciente. Os únicos que podem respondê-las é o paciente e só deles que a avaliação é conclusiva.

Fazer questionários após o tratamento ajudará no momento de elaborar métricas para medir o desempenho, por isso é muito importante que você saiba das principais informações para gerir um consultório e clínica odontológica. Após elaborar tais métricas é essencial partir para ação, encontrar os principais pontos de descontentamento em relação a experiência paciente-consultório e trabalhá-los.

E ainda há alguns fatores que influenciam diretamente na experiência paciente-consultório que você deve atentar-se.

Listamos abaixo 9 fatores que podem influenciar à experiência do paciente no consultório odontológico:

1 – Excelência no atendimento telefônico:

A ligação de telefone é muito utilizada pelo consultório odontológico, desde para receber ligações dos pacientes como confirmar consultas, etc. E é de extrema importância transparecer um bom tom de voz, ser objetivo e claro na apresentação. A recepcionista precisa ser qualificada para resolver quais forem os problemas com tranquilidade. É muito importante que o atendimento telefônico seja excelente, porque é nessa etapa (em muitas das vezes) que inicia a experiência do paciente no consultório. É necessário cativá-lo com simplicidade e o objetividade.

2 – Oferecer atendimento online:

Realizar ligações pode acarretar muito tempo no atendimento. E se tempo é ouro no seu consultório, você pode aderir a outras formas de atendimento, como atendimento online, onde o paciente possa marcar uma consulta pela internet e até enviar dúvidas. Ter essas funcionalidades deixará seu consultório destacado e criará um vínculo dinâmico entre os pacientes, melhorando respectivamente a contato paciente-consultório. 

Para agendar consultas online e captar novos pacientes a Doctoralia pode te ajudar. Ela é uma plataforma online que o paciente encontra os serviços de diversas clínicas e pode agendar um consulta ou tratamento, integrando com a agenda da clínica.

Outra plataforma que pode ajudar no atendimento online é Cloudia. É uma assistente virtual mais conhecido como chatbot, que utiliza o chat do facebook e site, conversando com pacientes por mensagens de textos como se fosse um ser humano.

Veja como funciona:

3 – Qualidade no ambiente físico:

Ter um espaço aconchegante ajudará em uma avaliação positiva para o consultório. Por exemplo, ter um local para estacionamento ou até sala de espera. Na sala de espera, o sofá ou as cadeiras necessitam ser confortáveis, ao modo que o paciente se sinta bem em esperar para a consulta ou o tratamento. Caso contrário, esse ambiente poderá influenciar negativamente na experiência. A contratação de um especialista: arquiteto ou um designer de interiores pode ajudar, principalmente em espaços curtos.    

4 – Clima do ambiente agradável:

Além de uma ambiente físico aconchegante, o local necessita ser silencioso e bem iluminado. Influencia indiretamente o comportamento do paciente, por exemplo, caso o consultório haja uma iluminação muito escura, isso altera a percepção e concentração do paciente. Ou então, se o consultório tiver uma iluminação muito clara, isso afetará o stress. O ideal é contratar um especialista, porque o ambiente pode influenciar positivamente ou negativamente a experiência do paciente no consultório odontológico.  

5 – Recepção profissional:

O atendimento, como já dissemos, pode ser o primeiro contato paciente-consultório e é por isso que deve haver investimentos em qualificações para as recepcionistas/secretárias. O responsável pela recepção em um clínica ou consultório odontológico exerce um papel fundamental na visão que o paciente tem do consultório, porque o primeiro e último contato dele vem é por meio desse setor. A primeira impressão que o paciente tem da clínica está na postura que a recepção passa.

6 – Sala de tensão X Sala de descontração:

Além da recepcionista, a sala de recepção precisa de cuidados. Caso o consultório atende crianças, separe um espaço para elas onde tenha brinquedos, lousa, papel e lápis para desenhar, um lugar divertido que alivie o clima para as crianças. Para os jovens, libere o sinal de wi-fi. A ideia é que o sala de espera seja um momento de descontração e não de tensão.

7 – Momento da consulta:

A consulta precisa ser objetiva e o mais importante é envolver o paciente em todo o processo: desde dar a palavra a ele e conhecer o problema, saber ouvi-lo, como também orientá-o de maneira simples. Pois há muitas reclamações de dentistas que demoram na consulta com explicações longas e desgastantes. Para isso tente realizar um script de apresentação de problema, um modelo padrão que utilize para ser mais objetivo no momento da consulta.   

8 – Depois do atendimento:

Você ainda pode prolongar a experiência do paciente após a consulta ou tratamento. Isso influenciará positivamente na taxa de retenção dos pacientes. Manter-se em contato frequente com o paciente é fundamental para um relacionamento fomentado. Sua clínica pode enviar dicas por sms, desejar feliz aniversário ou atualizá-lo, para realizar check-ups mensais. O importante é manter-se em contato com o paciente para que ele não se esqueça do consultório. Assim, a experiência sobre o seu consultório ou clínica sempre terá uma avaliação positiva.

Conclusão:

Existem ainda muitos outros fatores que influenciam uma boa experiência no consultório odontológico. O importante é preocupar-se em levar um serviços de qualidade em todos os setores do consultório onde o paciente entrará em contato. O paciente é exigente, procura por um atendimento de alta performance, por isso, é muito difícil satisfazê-lo. A experiência de consumir algum serviço odontológica no Brasil, na maioria das vez, não é o recomendado. sua clínica ou consultório precisa sair dessa curva, onde o atendimento é estressante, o tempo de espera é muito longo e ambiente totalmente desconfortável.

Neste post blog você viu 8 fatores que influenciam em uma boa experiência do paciente no consultório, desde o atendimento telefônico, onde a atendente necessita transparecer tranquilidade e objetividade até depois da consulta, onde o consultório entrará em um contato com paciente, melhorando à rotatividade do consultório.

 

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