8 equipamentos odontológicos indispensáveis

8 equipamentos odontológicos indispensáveis

Os equipamentos odontológicos têm grande peso do investimento no momento de montar um consultório ou clínica odontológica.

Dependendo da especialidade que você se formou precisará de equipamentos específicos.   

Também há momentos que esses equipamentos precisam ser renovados.

E são por estes motivos que separamos 8 equipamentos odontológicos que são indispensáveis para você exercer a odontologia.

1- Cadeira odontológica

Boas cadeiras odontológicas destacam o consultório ou a clínica, principalmente se elas forem confortáveis.

Dica no momento da escolha: as cadeiras odontológicas precisam ser funcionais e confiáveis, servindo como base para que os processos possam ser realizados da maneira mais rápida e precisa, sem interferir na segurança do paciente e do dentista.

2 – Pedal de comando

O pedal de comando é um aparelho complementar, ele aciona funções na cadeira odontológica e controla a rotação dos instrumentos.

3 – Mesa do equipo

A mesa do equipo também é um complementar a cadeira odontológica. Basicamente é um suporte de apoio para seringa, mangueiras e a bandeja.

4 – Compressor odontológico

O compressor odontológico fornece ar comprimido ao jato de profilaxia, sugador e micro motor.

Dicas: a localização do compressor precisa estar afastada ou protegida do ambiente clínico, para evitar contaminações. É essencial que o ar seja puro e seco.

Quando você comprar (ou trocar) o compressor odontológico, adquira o sem óleo, porque a substância pode contaminar o ar comprimido e desgastar os aparelhos.

5 – Fotopolimerizador

O Fotopolimerizador transforma o que é líquido em massa. Esse equipamento é muito utilizado para fazer restaurações, colagem de brackets e alguns acessórios ortodônticos.

Dica: é muito essencial manter a ponteira do fotopolimerizador limpa para que você obtenha resultados mais eficientes nos procedimentos.

6 – Autoclave odontológica

Para realizar a esterilização muitos utilizam estufas, porém com a autoclave o processo é mais eficaz, porque ela trabalha com vapor sob pressão.

A Anvisa também não recomenda a utilização de estufa, pois exige um longo período de esterilização, o que pode comprometer a desinfecção.

7 – Raios X Odontológico

Com o aparelho de Raios X você realiza radiografia, um exame de baixo custo que irá proporcionar diagnósticos bem mais precisos.

Dicas: os melhores equipamentos de Raios X têm braço articulável, com movimentos suaves de fácil posicionamento, e também isolação de radiação, para não afetar os profissionais.

Não esqueça de adquirir junto com o equipamento de Raios X, a câmara escura, que é utilizada para revelar radiografias periapicais.

8 – Jato de bicarbonato / Caneta de Ultrassom

Se sua clínica ou consultório odontológico oferece as especialidades odontológicas: estética, endodontia e periodontia, certamente você tem (ou precisa) do jato de bicarbonato.

Se trata de um aparelho que faz profilaxia, pois remove placas bacterianas e manchas profundas.

A caneta de ultrassom é muito utilizada para remover tártaro supragengival, subgengival e região interdental; limpar o canal radicular; condensar guta-percha; abrir e alargar canais calcificado; remover pinos e de instrumentos fraturados; limpar o canal e remover o tecido cariado na região interdental.

Na dentística e prótese, são duas utilidades: condensar  a amálgama e descimentar pinos e coroas.

Dica: não realizar o procedimento em pessoas que fazem hemodiálise ou que tenham qualquer tipo de doença renal. E esteja atento aos pacientes com problemas respiratórios, pois eles se sentiram mal com a inalação do bicarbonato de sódio.

Enfim…

Você leu neste artigo 8 equipamentos odontológicos indispensáveis para você exercer a odontologia.

Quer ficar por dentro de todas as novidades da odontologia? Então, se inscreva nas newsletter do Blog Dental Office.

Você gostou desse artigo? Se sim, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos a leitura!