3 passos para melhorar a gestão do consultório odontológico

3 passos para melhorar a gestão do consultório odontológico

Antes de tudo, você precisa saber qual o papel do gestor odontológico na clínica ou consultório.

Essa pessoa é responsável por:

  • manter o controle financeiro;
  • Saber se o consultório está trazendo lucros;
  • Identificar prejuízos;
  • Entender e aperfeiçoar a produtividade de todos os profissionais;
  • Melhorar todas as etapas do contato do paciente com a clínica ou consultório;
  • Investir capital de lucro em qualificações, bonificações e infraestrutura;
  • Entre outros.

Se você se formou em odontologia, talvez não se imaginava como um gestor e dentista (ao mesmo tempo). Caso seja seu caso, esse será um grande desafio: conciliar o trabalho de gestão com o de saúde bucal do paciente.

E, pode ser que na sua faculdade não te ensinaram em como manter controle financeiro ou como melhorar a experiência do paciente.

Por isso, você tem 2 opções:

  1. contratar um gestor profissional
  2. ou se tornar o próprio gestor, com auxílio de um software odontológico.

Independentemente das opções que você escolheu, é importante realizar uma gestão eficiente e eficaz, para manter o seu negócio em alta competitividade no mercado odontológico.

O grande objetivo de dentistas é buscar a saúde bucal do seu paciente, porém a sua clínica (ou seu consultório) também é uma empresa e toda empresa precisa de gestor.

Esse profissional necessita ter o pensamento de líder, assumir responsabilidades, ter boa comunicação com todos os funcionário.

Se você é ou se identifica como gestor da clínica ou consultório, continue lendo esse artigo que separamos 3 passos simples para você melhorar a gestão.  

1 – Gerir pessoas é a chave para o sucesso da gestão odontológica

O gestor odontológico gere o consultório como um todo, até mesmo as pessoas que trabalham por lá. Se você quer entender e aperfeiçoar a produtividades dos profissionais, é necessário fazer uma boa gestão de pessoas.

Um consultório ou clínica odontológica não cresce com o esforço de alguns, mas com o trabalho motivado de todos os colaboradores. E você, gestor, tem um papel fundamental para que isso aconteça.

Antes de qualquer ação para trabalhar a gestão de pessoas, é essencial entender como está a satisfação e motivação dos funcionários.

Para isso, faça uma pesquisa com todos os colaboradores, sobre o que pode ser melhorado, os pontos positivos que ele identifica, entre outras sugestões.

Depois disso, você precisará identificar como anda o desempenho dos funcionários, com base nos objetivos de cada área do planejamento anual.

Nós do Blog Dental Office ensinamos você fazer um planejamento anual de gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Entendendo o desempenho de todos os funcionários, é hora de partir para ação.

Muito da produtividade de todo profissional se relaciona com motivações, por isso você pode acionar gatilhos para estimular a motivação e, respectivamente, melhorar o desempenho.

Também já falamos aqui no Blog Dental Office sobre como manter uma equipe odontológico motivada. Assim, além de gerir o desempenho das equipes você precisa motivá-los.

2 – Tecnologia de gestão

Muito do que um gestor odontológico faz é gerir diversos dados que circulam diariamente no consultório (ou na clínica), desde informações contábeis, financeiras, de marketing, dados de pacientes, prontuários, agendamentos, entre outros.

Em pleno século XXI ainda existem, gestores tradicionais, que utilizam o papel para armazenar essas informações. E quando se dá conta são centenas e até milhares de arquivos em papel.

Antes de tentar otimizar a produtividade das secretárias e dos dentistas, cabe você como gestor, organizar e melhorar a sua produtividade.

Então, se você ainda utiliza papel, ou até mesmo planilhas de Excel, há uma solução. Você pode optar por um software de gerenciamento odontológico.

Com um bom software é possível fazer todas as atribuições que você fazia, porém sem afetar o ecossistema, com mais produtividade e organização.

Além de algumas utilidades adicionais que melhoram a lucratividade, como por exemplo: a contabilidade online.

Por meio desse serviço você elimina o pagamento de terceirizadas de contabilidade ou de contador.

3 – Automatize os processo

Seguindo a linha da tecnologia, é uma tendência global dos gestores de empresa de TI automatizar os processos. E essa tendência está alcançando grandes e pequenas clínicas (ou consultórios) odontológicos.

Veja alguns exemplos:

  • Contabilidade online: as informações são gravadas em um software odontológico e enviadas automaticamente para receita federal,
  • Lembretes de consultas: por meio de SMS já é possível notificar com antecedência o seu paciente da consulta ou tratamento agendado.      

Notou que automatizando alguns processos você ganha diversas vantagens. Esses são casos em que o retorno financeiro é bem maior do que o investimento.

E se você é gestor e dentista, ao mesmo tempo, é fundamental automatizar algumas atividades, pois dessa forma você consegue muito mais tempo para cuidar da saúde bucal do paciente.

Por fim…

Você aprendeu neste artigo 3 passos simples para melhorar a gestão do consultório ou clínica odontológica.

Para isso, comece pelo simples, gerindo as pessoas que trabalham no consultório odontológico, depois analise as ferramentas de trabalho que você utiliza para organizar o financeiro, marketing e a administração em geral.

Também aproveite para automatizar todos os processos que são burocráticos e demorados para resolver.

Lembre-se, uma boa gestão odontológica está na visão do gestor em sempre melhorar todas as áreas. Essa visão também deve ser partilhada com todos os colaboradores do consultório ou clínica odontológica.   

 

E ai? Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos sua leitura!